Segunda, 27 de Julho de 2026 09:19
(xx) xxxxx-xxxx
Galeria de fotos 1 foto

"Crônicas de uma jornada florestal," novo livro de Joema Carvalho, "que se camufla no texto através da sua dinâmica pessoal emocional, mental e espiritual".

27/01/2024 14h31
Por: Mhario Lincoln
Joema Carvalho.

Apresentação.

A mulher, que também é neta, filha, mãe, engenheira florestal, empresária, escritora, poeta e amiga, Joema Carvalho é o puro reflexo da sua poesia e dos seus textos! A Joema, para a qual o universo fez nascer como Carvalho, estabeleceu raízes profundas na sua existência e em solo fértil, durante a sua jornada pessoal, acadêmica e profissional, formou uma belíssima copa com os galhos das relações da vida, que nos oferecem as suas flores e frutos, e são apreciados e saboreados em forma de obras poéticas. A Joema é um Carvalho vistoso e, se me permitem uma analogia, eu diria que as suas flores são os poemas e que os seus frutos, maravilhosamente maduros, são os textos apresentados em prosa. Joema, em Crônicas de uma jornada florestal, partilha os seus frutos conosco, nos quais encontramos a sua essência, as sementes. Sorte nossa de podermos receber os seus frutos. Eu pude apreciar os aromas, as cores e o gosto dos textos e me senti atraída em ser uma dispersora de suas sementes. É impressionante, mas cada texto traz percepções que nos remetem às profundas reflexões sobre os ciclos do tempo tanto cotidiano quanto do micro e macro cosmos, sobre as tensões existentes entre as relações culturais, dos fenômenos (não) naturais e da (bio)diversidade. A reflexão é a semente que a Joema nos oferece em seus frutos de Carvalho e, ao serem dispersados, tenho certeza que vão germinar com muita força. Ela, a mulher Joema, é uma rara espécie que desabrocha “Através do Reino Plantae”, na qual apresenta a sua maturidade em uma escrita poética. Mas, se quiserem de fato conhecer melhor a Joema, comecem por “Simples”.

 

Tamara Simone van Kaick, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professora da UTFPR

 

PRÉ-LANÇAMENTO 

Crônicas de uma jornada florestal é o segundo livro da autora. A engenheira florestal com olhar de escritora alimenta-se das paisagens brasileiras, ecossistemas vistos a nossos olhos. Através do encantamento de quem escreve, traz a técnica da engenheira florestal e a fidelidade de conceitos diluídos no texto, de modo que, temas complexos passam despercebidos. Textos que descrevem a paisagem de um rio em específico ou das águas que nos conectam de Norte a Sul, Leste a Oeste, ambientes secos e úmidos, montanhosos ou cavernas, cerrados, floresta, campos de altitude e campos do Sul, locais de ecótonos e encraves. Locais e textos que trazem a memória e a história natural do Planeta, os seus desafios constantes de construção e desconstrução e a ínfima presença humana ao longo de sua jornada. Muitas vezes, a autora se camufla no texto através da sua dinâmica pessoal emocional, mental e espiritual. Assim como contextos sociais, culturais e políticos de uma determinada região, temperam a dinâmica das crônicas de uma jornada florestal. Os textos foram selecionados e são resultado de três anos de parceria, como colunista, do Facetubes, site da Academia Poética Brasileira – APB, da qual faz parte.

Sobre a autora

Joema Carvalho nasceu em Londrina, mas reside em Curitiba. É engenheira florestal, consultora e perita. Em 2019, descobriu a “ecocrítica” e faz parte do Grupo de Ecocrítica (GECO) da UFPR. Através deste grupo, é coautora do livro Entre Botânicas Decoloniais: As frutas silvestres de H. D. Throreau e Frutas brasileiras (2022). Colunista do Observatório de Comunicação Institucional (OCI) e do Facetubes, é autora da obra Luas & Hormônios (2010, 2020). Participou de coletâneas nacionais, internacionais e de vários projetos literários. É membro da Academia Poética Brasileira (APB).

Para adquirir este livro em pré-lançamento, acesse: https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/cronicas-de-uma-jornada-florestal/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joema CarvalhoHá 2 anos atrásCuritibaQue retorno delicioso!! Fico muito feliz! Espero que gostem do meu segundo livro! Abraço carinhoso!
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 2 anos atrásSão José de Ribamar Parabéns Joema Carvalho!
Luiza VenishHá 2 anos atrásLondrina ParanáEsou na fila para adquirir o livro, tá bom?
FreitasHá 2 anos atrásLondrinaJoema Carvalho nasceu em Londrina, mas reside em Curitiba. Orgulho do norte do Paraná. Viva Jô.
lILIANA rITAHá 2 anos atrásCURITIBAqUE COISA MARAVILHOSA.
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 06h01
12°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 23°

12° Sensação
1.16 km/h Vento
98% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo limpo
Quarta (29/07)

Mín. 16° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias