Santa Cruz dos Milagres, situada cerca de 180 quilômetros ao sul de Teresina, permanece como um dos maiores polos de turismo religioso do Nordeste. Conhecida por ser o terceiro maior local de romaria da região, a cidade atrai anualmente milhares de fiéis de diversas partes do país, mantendo viva uma tradição de fé e devoção que se estende por mais de dois séculos. Uma das principais celebrações é a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que teve início na quinta-feira (5) e segue até o dia 14.
A Festa da Exaltação da Santa Cruz traz o tema: Igreja – Casa de Iniciação à Vida Cristã. Durante a programação, os fiéis participam de missas diárias às 6h, 9h, 11h e às 19h, além do Terço da Misericórdia às 15h. No dia 14 de setembro, data do encerramento das festividades, haverá uma procissão às 16h, levando a Santa Cruz pelas ruas da cidade, um dos momentos mais aguardados pelos peregrinos.
A diretora de Turismo da Setur, Nayna Alves, enfatiza as melhorias planejadas para potencializar o turismo religioso em Santa Cruz dos Milagres. “Estamos desenvolvendo projetos para aprimorar as rotas religiosas e garantir que as cidades incluídas, como Santa Cruz dos Milagres, ofereçam uma infraestrutura cada vez mais adequada aos peregrinos. Além disso, buscamos fomentar o turismo de maneira sustentável, respeitando a tradição e o ambiente local, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento econômico da região”, ressalta a turismóloga.
A cidade também é palco de outras duas importantes festividades: a Invenção da Santa Cruz, celebrada em maio, e o Encontro dos Santos, realizado no segundo domingo de novembro.
INFRAESTRUTURA
Pela Setur, diversas obras de infraestrutura foram realizadas nos últimos anos, como a recuperação de estradas para facilitar o deslocamento de fiéis e moradores da região, obras de pavimentação e a reforma da escadaria de acesso ao Morro da Cruz.
Mín. 11° Máx. 23°