NE: O artista Itaercio Rocha, aplaudido no Brasil, divulgando uma das exposições singelas, a começar neste mês de maio e que é uma límpida homenagem ao romantismo de sempre, que nunca morre.
A HISTÓRIA
Conta-se que o surgimento dos "Lenços dos Namorados" remonta aos séculos XVII e XVIII, quando as Senhoras bordavam para passar o tempo. Com o tempo, estes lenços foram adaptados para as mulheres do povo, sendo utilizados como peça decorativa do vestuário feminino. Eram confeccionados em linho ou algodão e bordados à vontade de cada uma. Entretanto, esses lenços tinham outro propósito importante: a conquista amorosa. Quando uma moça chegava à idade de casar, iniciava a bordar um lenço em linho ou algodão para presentear o seu amado.
Após o bordado, o lenço era entregue ao pretendente, que deveria usá-lo publicamente como um símbolo de compromisso. Se ele aceitasse o presente, usaria o lenço por cima do seu casaco domingueiro, ao pescoço com o nó voltado para a frente, ou ainda na aba do chapéu. Porém, caso o pretendente recusasse o presente, o lenço voltaria às mãos da moça. E se, porventura, ele aceitasse, mas depois trocasse de parceira, faria chegar à sua antiga pretendente o lenço, bem como outras lembranças que possuísse, como fotografias e cartas. Os lenços dos namorados, além de representarem o sentimento da moça em relação ao rapaz, também continham pequenos versos de amor e símbolos, muitas vezes escritos com erros ortográficos que denunciavam a falta de instrução da época. Curiosamente, os lenços dos namorados também eram utilizados como forma de comunicação secreta entre casais, com símbolos e desenhos que somente eles compreendiam. Assim, os lenços se tornavam um importante meio de expressão e comunicação entre os apaixonados.
Veja, abaixo:
"Vini, Tatá te ama!"
"Vini, Tatá te ama!" é uma exposição de Vinícius de Azevedo inspirada na tradição dos lenços de namorados portugueses.
A exposição traz um conjunto de lenços bordados à mão a partir de bilhetes escritos por seu namorado da época em que começaram a se relacionar. Hoje estão casados!
Os lenços de namorados incluem elementos gráficos típicos da linguagem do bordado, como arabescos, meandros e texturas, além de imagens que se relacionam com os próprios textos.
A exposição ficará na Cozinha Ancestral à partir de maio a junho deste 2023 como uma declaração de amor!
▪️SERVIÇO:
▪️Exposição: "Vini, Tatá de ama!" de Vinícius de Azevedo.
▪️Abertura: Dia 13 de maio, às 16h com Conversa ao Redor do Fogo. Na ocasião o casal Vinícius de Azevedo e Itaercio Rocha farão um bate papo com histórias sobre o processo criativo, cantigas ao violão e um delicioso creme de abóbora.
▪️ONDE: Cozinha Ancestral. Av. Beira Mar, 384. Centro. São Luís-MA.

1 foto “É um ET. / Por esse ângulo dá pra ver. / Não se pode mais negar. / Pelo jeito especial de Jogar.”
1 foto Apresentação do e-book dos mais importantes quando o assunto é: poéticas, identidades e resistências
1 foto E-BOOK: Literatura, memória e discursos em trânsito: poéticas, identidades e resistências
1 foto VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MENORES EM QUATRO AUTORES CONTEMPORÂNEOS 002
1 foto Ebook: Literatura, memória e discursos em trânsito: poéticas, identidades e resistências 003
1 foto Leonardo de Magalhaens:“História das religiões. Budismo. Zen budismo” Mín. 12° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 27°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.