Laura Neres. Escritora e Psicóloga
Minha conversa vai ser direcionada para um público maior, mais cheio de vida, com mais vontade. Não, eu não estou falando de adolescentes, isso é uma conversa para outro dia. Eu estou falando de você, 60+, idoso, velho, melhor idade, terceira idade, como você quiser ser chamado. Que tal a gente diminuir a faixa etária um pouquinho... 50 anos? Menos? 40? Acho justo.
Você está envelhecendo!
E isso não é uma sentença de morte, muito menos de doença, é só um lembrete, um post it na porta da geladeira. Só uma realidade que eu estou te trazendo hoje. Por favor, se você tiver menos idade, esse texto é para você também.
Você está envelhecendo e ganhando mais um dia na sua vida, ou mais um ano, como queira pensar. Isso? É benção! Não é uma maldição. Calma, respira, envelhecer não é uma coisa ruim, nunca foi, bom... talvez antigamente quando a pessoa velha era tida como um incapaz e jogado em asilos ou hospícios para não ter que dar trabalho, mas, isso, faz muito tempo. Estamos falando do agora. Quando acabar aqui, se olha no espelho, esquece rugas, esquece o cabelo branco, isso não é nada, é só vaidade.
É comum a gente pensar em envelhecer e pensar nas condições físicas e mentais que vão vir junto. Só que essas condições só vão depender de você agora, sim, existe o fator genético e está tudo bem ter uma genética mais carregada de comorbidades, todo mundo tem. Porém, você pode controlar isso no seu presente, meu caro leitor, você pode decidir entre envelhecer bem, saudável, cheio de vigor e aceitar que o que vai vir é realmente uma coisa da idade, porque você não é mais aquele jovem que conseguia levantar peso na academia ou entre envelhecer da pior forma possível. Isso é uma decisão sua.
É claro que é muito difícil aceitar que você está velho. Eu sei. Mas, você precisa pensar em começar a aceitar isso agora, pelo bem da sua saúde mental, pelo bem do seu envelhecimento. Você não precisa fazer coisas de velho, como dizem por ai. Faz as coisas que você gosta, viva a sua vida como condiz com a sua realidade. A gente fica bem mais leve e feliz quando aceita que envelhecer é um processo lindo e cheio de histórias. Envelhecer é uma dádiva.
Você não está morrendo. Só está envelhecendo.
------------------------------------
Na sequência CLIQUE E LEIA: https://www.facetubes.com.br/galeria/458/a-psicologa-laura-neres-retorna-ao-facetubes-com-um-texto-sensivel-e-consciente-sobre-a-longevidade-do-amor (um texto sensível e consciente sobre a longevidade do amor).
Mín. 17° Máx. 25°