Segunda, 15 de Julho de 2024 14:02
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Galeria de fotos 1 foto

"Eterno & Perpétuo". Qual a diferença? Leia o novo texto do imortal APB, Antonio Guimarães de Oliveira

02/07/2024 17h18
Por: Mhario Lincoln

ETERNO & PERPÉTUO                         
Entre o eterno e o perpétuo há muita diferença. Vejamos: o eterno não tem início, nem fim. Estamos falando de Deus. O perpétuo tem início e fim, eis o homem.                                  

A vida, disse Platão: é um sopro, uma tormenta, da qual pensamos usufruir. Na verdade, ela nos usa como se fôssemos um objeto. Aristóteles, por sua vez: a vida não se define. Simplesmente existe e pronto. E foi mais além: tudo aquilo que se movimenta, é vivente. Até mesmo algo involuntário - um cometa no espaço sideral, por exemplo.                              

E eu, milhares de anos depois, procurei um médico graduado aqui na esquina,  e indaguei. Disse-me aquele estudioso: é o estado de atividade dos seres organizados. Achei interessante aquela colocação... Dr. e quanto à morte? Meu caro rapaz, esta é a tragédia da vida, é a falência múltipla dos órgãos vitais...                                                  

E um Santo padre, desses modernos, sem hábito, disse-me: a vida é uma fonte, e essa fonte é Jesus. A morte é um sono profundo, do qual você vai acordar algum dia. O pastor evangélico, vestido em seu paletó e gravata impecáveis, disse: concordo com o vigário. Discordamos em muitas coisas, mas nessa, tenho a mesma opinião.                                                                  

Quando a conversa estava quase chegando ao fim, passa um homem curioso e ouve a tratativa. Disse, então: e quem são os fantasmas das esquinas, das encruzilhadas? O padre e o pastor, foram se manifestando, a fim de opinar, mas aquele homem, convicto, disse: são espíritos errantes - nem vivos, nem mortos. Estão em outra realidade.                                                          

Resumo: não sabemos nada de nós mesmos. O que há são apenas conjeturas. Ponto continuando... (ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA. DATA: 02.07.2024. SÃO LUÍS-MA).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias