No dia do filósofo, constato que desde a Grécia antiga, aos dias da inteligência articificial, que o aprimoramento humano é resultado de um processo de sucessivo aprendizado - entre erros e acertos.
O ato de doar, nunca deve ser feito pela força. Quando doamos, esse ato deve vir pelo coração - independentemente do tamanho e valor...
Assim fala o Dalai Lama: "...as boas qualidades humanas, como: honestidade, sinceridade e um bom coração, não podem ser compradas com dinheiro e nem produzidas por máquinas ou mesmo pela mente. Nós chamamos isso de luz interior".
Portanto, doar apenas por aparência, é o oposto completo daquilo que devemos fazer.
Já na Bíblia, um livro que conta a história do ser humano (Gênese), e não necessita ser reescrito, o apóstolo Tiago (3:13), descreve com precisão, o seguinte: "Quem de entre vós é sábio e entendido? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras, em mansidão de sabedoria".
Estas palavra nos encoraja pela sabedoria, ações e atitudes, pois a verdadeira sabedoria trata-se de uma manifestação de gentes que parecem pequenas e humildes.
Não conte com a sua influência, e com isso, se achar um ser humano maravilhoso e perfeito. Não acredite que o seu conhecimento intelectual e/ ou filosófico possam convencer alguém de alguma coisa...
É importante também que você não se diminua... Nunca se ache incapaz. Pelo contrário, sempre humildemente se eleve...
Agindo dessa forma, conte com a capacitação vinda de Deus... Quero dizer: tudo que nós fazemos, incluindo o ato de doar, que seja sempre feito de todo coração.
Coloque a sua confiança em Deus e você não será abalado, você vai vencer e vai superar toda e qualquer situação!
(ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA. DATA: 16.08.2024. SÃO LUÍS-MA).
Mín. 11° Máx. 23°