A trova que conquistou o 3° Lugar no 53° Jogos Florais de Niterói/RJ, na categoria Novo Trovador, é de lavra de um maranhense nascido em Barra do Corda: Kissyan Pereira Castro, um dos dez trovadores que tomou posse na Academia Maranhense de Trovas, em solenidade marcante, realizada na 18a. Feira do Livro de São Luís (FeliS), no último dia 02.
O trovador premiado afirmou que já foi vencedor em outras categorias de poemas, mas este é o primeiro reconhecimento com trovas. "Inscrevi-me em três concursos promovidos pela UBT e obtive o 3º lugar em um deles. Pretendo continuar participando e incentivo também os confrades e confreiras a se engajarem nessas belas iniciativas.", comentou o trovador.
A presidente da "Casa de Carlos Cunha", Wanda Cunha, asseverou que, nos últimos quatro anos, os trovadores maranhenses vêm conquistando o seu espaço no cenário nacional, com a premiação em concursos nacionais/internacionais de Trovas. Mas acredita que os trovadores maranhenses podem ousar e conquistar mais títulos. "Para granjear uma colocação, é necessário que os trovadoras se inscrevam nos concursos; e esse é o grande desafio, que nem todos têm a mesma iniciativa do trovador Kissyan Castro, um novo trovador que demonstra querer alcançar a categoria de Trovador Veterano.
Categorias - Conforme estabelecido pela UBT Nacional, "Considera-se Novo Trovador, aquele que não obteve classificação entre os 5 (cinco) primeiros colocados em 3 (três) concursos de Trovas Oficiais da UBT, em âmbito nacional." Quando o Novo Trovador conquista essas três premiações, passa para a Categoria "Trovador Veterano" até alcançar a categoria de "Magnífico Trovador".
Kissyan Castro - é professor, pesquisador, contista e poeta. Ocupa na AMT a Cadeira 22, patroneada por Paulo Augusto Nascimento Moraes.
A trova vencedora de Kissyan Castro, abaixo transcrita, merece nossos aplausos:
"A igualdade não se impõe
como espada em punho alçado,
mas se dá quando se põe
o inteiro orgulho de lado".
Kissyan Castro.

Mín. 13° Máx. 18°