Quarta, 26 de Janeiro de 2022
24°

Nuvens esparsas

Curitiba - PR

Brasil Artes & artes

Entrevista da escritora e poeta Joema Carvalho com a artista e imortal APB, Mônica Puccinelli

Exclusivo para o facetubes.com.br

29/11/2021 às 12h22 Atualizada em 30/11/2021 às 21h50
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joema Carvalho
Compartilhe:
Monica e Joema. Montagem: ML
Monica e Joema. Montagem: ML

Entrevista:

Joema Carvalho & Monica Puccinelli /Integrando ainda mais a Academia Poética Brasileira

 Joema Carvalho - 1.Pelo pouco que conversamos, senti que para você, o sentido da vida está em se ofertar para as pessoas. Acha que está entrega, esta relação humana de entrega está reduzindo? 

Monica Puccinelli: O círculo de amizade que frequento, (somos espíritas kardecistas) temos uma filosofia de vida semelhante Qual a sua percepção do mundo hoje em relação a quando era mais jovem? Infelizmente, a mais de vinte anos não tenho contato direto com os jovens, mas espero, que entre eles se há  amizade  verdadeira, que haja camaradagem.

 JC - 2. Quando você oferta alguma criação sua, muitas vezes, dispensa a sua própria autoria. Em um primeiro momento, eu não achei justo. Mas, qual a sua percepção sobre esta sua postura?

MP: Talvez…o que num primeiro momento pareça generosidade, pode ser egocentrismo, as montagens de imagens com sobreposições e criações inerentes aos textos dos poetas, que formato, ou, os vídeos, são coisas que pratico desde 1995, quando entrei no mundo Internet, tenho prática, adoro o que faço,  eu mesmo tenho que aprovar antes de "presentear", que, nem sempre quem  recebe, gosta tanto quanto eu gostei e me diverti, no fazer.

JC: O mundo é gerido por conceitos fortes e arraigados de ego, posse, controle e domínio, você vai na contramão. MP: Depois dos sessenta, a gente deixa de se preocupar com o q os outros pensam,  tem gente que gosta de sofrer,  eu prefiro ser feliz, meu emblema  é… Só  eu e Deus sabemos  quem sou eu, feliz de que é  meu amigo, recebe  sem esforço, amizade profunda e dedicada.

 

JC: Eu gostei muito do que vi em você. Admiro pessoas que não envelhecem!! O espírito vibra beleza e jovialidade. O corpo reflete esta essência. Qual a sua receita?!!

MP: Não  creio que exista  receita, demorei muito para conhecer a autoestima mas sempre fui verdadeira, as duas coisas juntas,  ajudam  bastante.

 

JC: Conversamos sobre o como é bom ter outras atividades além do trabalho. Algumas pessoas têm o dom da escrita, outras de artes plásticas, atualmente, muitas estão aproveitando os recursos virtuais e produzindo arte virtual entre várias outras atividades. Com o passar do tempo, o que estas atividades “extras” significam para você?

MP: São  as massagista que me proporcionam momentos de paz, me ajudam a fechar o contato com a realidade do mundo, a ser egoísta, curtir minhas pinceladas e com elas rever os campos de minha infância. Me emociono com as palavras que nascem de minh'alma e conseguem as vezes serem poemas,  outras divagações, que ofereço aos leitores, assim, como quem  estende a mão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias