ORQUÍDEA SANTOS, chefe da ASCOM, da Academia Poética Brasileira.
"Inovar é sair da sandice
Porque, quem não tem o que mudar,
vive num mundo de faz de conta,
na mais pura chatice (....)".
Manuel Maria Barbosa du Bocage
CONCURSO DE POESIAS "JOSÉ RAIMUNDO RODRIGUES", da APB
A Academia Poética Brasileira (APB) inova e homenageia promotor cultural, José Raimundo Rodrigues, com um concurso de poesia em seu nome. Rodrigues, um dos mais proeminentes produtores culturais do Nordeste e o apresentador de TV mais longevo do Brasil, tem demonstrado seu compromisso com a preservação da história das manifestações populares do Maranhão através de seu programa “Raízes”. Hoje, ele possui um dos maiores acervos deste gênero.
A inovação de nomear prêmios ou concursos em homenagem a indivíduos vivos que dedicam suas vidas a uma causa nobre é uma prática que merece ser celebrada. Tal fato é como uma forma de reconhecimento imediato e tangível do trabalho incansável desses indivíduos. Essa prática não apenas honra o indivíduo, mas também serve como um lembrete constante de seu compromisso e dedicação, inspirando outros a seguir seus passos. Além disso, ao contrário das homenagens póstumas, essa forma de reconhecimento permite que o homenageado veja o impacto de seu trabalho em vida, proporcionando-lhes a satisfação de ver o fruto de seus esforços.
Um pensamento que ecoa essa essência pode ser encontrado nas palavras de Maya Angelou, uma renomada poeta e ativista dos direitos civis: “Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.” Essa citação encapsula a importância de honrar aqueles que dedicam suas vidas a causas nobres durante sua vida, pois seu impacto é sentido profundamente por aqueles que são tocados por seu trabalho.
LISTA DE PARTICIPANTES SERÁ ENVIADA HOJE
A lista dos 24 participantes do I Concurso de Poesias da APB será enviada hoje à Comissão de Avaliação, composta pelas confreiras Keila Marta, Linda Barros e pelo próprio José Raimundo Rodrigues. A dedicação desses poetas inscritos (APB) é uma clara demonstração de que estão totalmente alinhados às perspectivas e objetivos deste sodalício virtual.
OS CONCURSOS
"Os concursos de poesia, como o organizado pela APB, são fundamentais para o incentivo à cultura de um país. Eles oferecem uma plataforma para os poetas expressarem suas emoções, pensamentos e visões de mundo, contribuindo para a diversidade e riqueza da literatura nacional", diz José Raimundo Rodrigues que presidirá a Comissão de Avaliação integrada pelas confreiras APB competentes, Linda Barros e Keila Marta.
Vale dizer, ainda que esses concursos estimulam a criatividade, (neste caso, sendo interno da APB incentiva muito mais aqueles que estavam adormecidos em suas publicações), à reflexão crítica e a apreciação da arte da palavra, elementos essenciais para o desenvolvimento cultural de uma sociedade. Portanto, "(...) a importância dos concursos de poesia vai além da simples celebração da poesia; eles são, de fato, um investimento na cultura de um país", como expressa o jornalista e poeta Mhario Lincoln, presidente da Academia Poética Brasileira.
Nesta ocasião, o presidente da APB, o jornalista e poeta Mhario Lincoln, expressa sua gratidão a todos os poetas listados, cuja qualidade lírica certamente trará muitos desafios à Comissão de Avaliação na escolha das 10 poesias vencedoras. No entanto, as 14 poesias restantes serão incluídas em um moderno E-Book, idealizado pelo acadêmico da APB, o poeta José Neres.
Desejamos a todos boa sorte e sejam bem-vindos.
Confira seu nome:
DIONE ROSA, ANTONIO GUIMARÃES OLIVEIRA, CARMEN REGINA DIAS, ELISA LAGO, JORGE CRUZ, PAULO RODRIGUES, AUGUSTO PELEGRINNI, FRANCISCO BAIA, SHARLENE SERRA, ORMAROSMAN AEDO, MONICA PUCCINELLI, ALCIMA MARIA AZEVEDO, MARIA JOSÉ DA SILVA, ELOY MELONIO, RAIMUNDA FRAZÃO, DANIEL MAURÍCIO, SUSANA PINHEIRO, ROGÉRIO ROCHA, JOEMA CARVALHO, SILVANA CORDEIRO, ESMERALDA COSTA, VANICE ZIMERMANN, LUIZA CANTANHEDE E JOIZACAWPY COSTA.