Redação do Facetubes
Alguém parou alguma vez para reflitir sobre a sobre a importância da literatura na engenharia florestal? Pois saiba, caro leitor que a literatura, também nesse caso, vai além de ser uma forma de arte; ela é um poderoso meio de transmitir conhecimento e sensibilizar as pessoas sobre questões ambientais críticas.
Essa é a razão primeira da importante entrevista feita com Joema Carvalho (engenheira florestal e escritora paranaense), realizada pelo professor Frederico Fernandes, responsável pelo programa "Literatura Viva" da Rádio UEL, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), sobre o livro "Crônicas de uma Jornada Florestal", cujas narrativas exploram as paisagens brasileiras e a relação complexa entre seres humanos e o meio ambiente. (Belíssimo tema).
Durante a entrevista na Rádio UEL, foi discutido como a literatura pode servir como um agente de mudança, ajudando a moldar uma nova visão sobre nossa relação com a natureza. Joema abordou temas atuais e urgentes, como "...a necessidade de práticas sustentáveis e a conscientização ambiental, e como minhas narrativas buscam inspirar as pessoas a valorizarem e protegerem nossas florestas (...)"..
Uma das muitas crônicas da obra revela muito do que disse, acima, a autora, pois se traduz em uma conexão: seres humanos (x) meio ambiente. Chama-se "Ávida à Vida", uma verdadeira celebração entre a natureza e a beleza poética. Através de uma linguagem rica em imagens e metáforas, convida o leitor a uma viagem sensorial e introspectiva, explorando as nuances e profundezas da vida e da natureza.
Por isso, vale ouvir essa entrevista que marca um reconhecimento ímpar ao trabalho que Joema Carvalho vem fazendo em duas áreas específicas: a de sua profissão, como engenheira florestal e como escritora/poeta onde alcança valores quase absolutos nessa linha que vem traçando nos últimos anos.
A ENTREVISTA
Para ouvir, clique a seguir: https://radio.uel.br/coluna/joema-carvalho/2024/06/13