Segunda, 15 de Julho de 2024 14:55
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cultura Especiais

A entrevista de Joema Carvalho (APB) à rádio da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Como a literatura pode servir como um agente de mudança, ajudando a moldar uma nova visão sobre nossa relação com a natureza.

21/06/2024 17h54
Por: Mhario Lincoln Fonte: Redação do Facetubes
Joema Carvalho e sua obra.
Joema Carvalho e sua obra.

Redação do Facetubes

Alguém parou alguma vez para reflitir sobre a  sobre a importância da literatura na engenharia florestal? Pois saiba, caro leitor que a literatura, também nesse caso, vai além de ser uma forma de arte; ela é um poderoso meio de transmitir conhecimento e sensibilizar as pessoas sobre questões ambientais críticas.


Essa é a razão primeira da importante entrevista feita com Joema Carvalho (engenheira florestal e escritora paranaense), realizada pelo professor Frederico Fernandes, responsável pelo programa "Literatura Viva" da Rádio UEL, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), sobre o livro "Crônicas de uma Jornada Florestal", cujas narrativas exploram as paisagens brasileiras e a relação complexa entre seres humanos e o meio ambiente. (Belíssimo tema).


Durante a entrevista na Rádio UEL, foi discutido como a literatura pode servir como um agente de mudança, ajudando a moldar uma nova visão sobre nossa relação com a natureza. Joema abordou temas atuais e urgentes, como "...a necessidade de práticas sustentáveis e a conscientização ambiental, e como minhas narrativas buscam inspirar as pessoas a valorizarem e protegerem nossas florestas (...)"..


Uma das muitas crônicas da obra revela muito do que disse, acima, a autora, pois se traduz em uma conexão: seres humanos (x) meio ambiente. Chama-se "Ávida à Vida", uma verdadeira celebração entre a natureza e a beleza poética. Através de uma linguagem rica em imagens e metáforas, convida o leitor a uma viagem sensorial e introspectiva, explorando as nuances e profundezas da vida e da natureza. 


Por isso, vale ouvir essa entrevista que marca um reconhecimento ímpar ao trabalho que Joema Carvalho vem fazendo em duas áreas específicas: a de sua profissão, como engenheira florestal e como escritora/poeta onde alcança valores quase absolutos nessa linha que vem traçando nos últimos anos.

 

A ENTREVISTA

Para ouvir, clique a seguir: https://radio.uel.br/coluna/joema-carvalho/2024/06/13

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Madre DeusHá 3 semanas São LuisMandou bem doutora.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias