A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sediará, de 4 a 6 de setembro de 2024, o I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (I ESLAE). O evento acontecerá no Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, e irá reunir uma diversidade de acadêmicos, pesquisadores, professores e estudantes interessados nos avanços dos estudos da Semiótica e da Linguística aplicados ao ensino.
De acordo com a coordenadora do evento, professora Nize Paraguassu Martins, o I ESLAE tem entre os objetivos criar um espaço de debate e intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e professores de cursos de Letras, Educação Básica e áreas afins. “Queremos proporcionar um ambiente onde possamos debater nossas pesquisas e conhecer os avanços mais recentes na aplicação da Semiótica e da Linguística ao ensino”, afirma a professora.
Além disso, o evento visa apresentar os resultados de pesquisa e relatos de experiências dos professores e egressos do Doutorado Interinstitucional em Linguística celebrado entre a USP e a UESPI. “Este evento é uma culminância do convênio que será finalizado em dezembro de 2024 e resultou na titulação de até 10 professores de cursos de Letras da UESPI pelo Departamento de Linguística da USP”, completa a Profa. Nize Paraguassu Martins.
A professora Nize Paraguassu Martins destaca também que o I ESLAE irá promover a formação de professores mais preparados e conscientes de sua relevância no processo educacional. “Não estamos apenas promovendo conhecimento acadêmico, mas também a aplicação prática desse conhecimento nas salas de aula. Esperamos que os participantes saiam daqui mais capacitados para contribuir com a qualidade da educação básica”, explica.
A interação entre pesquisadores e professores com diferentes formações promete ampliar as abordagens metodológicas e teóricas. “A pesquisa linguística se beneficia da aplicação prática em sala de aula, enquanto o ensino ganha embasamento teórico e atualização constante. Essa troca é fundamental para o enriquecimento das nossas práticas”, ressalta a professora.
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