Sábado, 24 de Outubro de 2020 14:46
[email protected]
Especiais COMENDA APB

Edinho Bastos recebe a Comenda 'Charlie Chaplin', da APB

A Indicação foi do musicista Chiquinho França, membro-efetivo da APB

15/10/2020 14h47 Atualizada há 3 dias
362
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Edinho Bastos
Edinho Bastos

 

Comenda 'Charlie Chaplin'

A Academia Poética Brasileira homenageará neste segundo semestre de 2020, de forma virtual, alguns nomes que compõem o cenário nacional da Literatura, Música e Arte. Todos, participantes diretos, através de suas ideias, trabalhos, composições e lírica, da melhoria significativa de boa parte do universo artístico, não só no Brasil, mas em diversos lugares onde são lidos, ouvidos e vistos por centenas de seguidores, que aplaudem de forma direta o talento e a repercussão dos trabalhos pertinentes. No caso da música, o imortal Chiquinho França, membro-efetivo da APB, deu seu voto pessoal (seccional MA), para a escolha de outro grande musicista. Com mais esse voto, a escolha, merecidamente, reacaiu sobre o maranhense Edinho Bastos.

 

Edson de Queiroz Bastos Júnior é um músico autodidata que nasceu no dia 01/março/1970 em São Luís-MA. Começou a ter contato com a música tocando piano aos 7 anos ensinado por sua avó Zélia Bastos e depois passou a tocar violão com seu tio/avô Mário Bastos. Na guitarra, o seu primeiro professor foi o cantor e compositor Betto Pereira, que na época era guitarrista do cantor Sérgio Habibe. Começou a carreira de guitarrista aos 13 anos tocando festivais com os cantores Mano Borges e Gabriel Melônio.

Fez seu primeiro show como guitarrista profissional aos 14 anos com o cantor César Nascimento no Teatro Azevedo (show caçador de corações, produzido pelo saudoso Pierre Barroso). No estado do Maranhão tocou e gravou com César Nascimento, Betto Pereira,  Mano Borges, Papete, Carlinhos Veloz, Sérgio Habibe, Cláudio Pinheiro, Gabriel Melônio, Alê Muniz, Jorge Thadeu, Gerude, Célia Leite, Ronaldo Pinheiro, Josías Sobrinho, Omar Cutrin, Ângela Goulart, Djalma Chaves, Ana Torres, Cláudio Lima, Tato Costa, Zé Carlos Daffé, João Gerude, George Gomes, Luciana Bitencourt, Célia Sampaio, Luiza Dam e Chiquinho França. É guitarrista da banda legenda, Mano Bantu, Pink França Floyd, Unidunitê, Makina do Tempo. Fora do estado fez shows com Taryn Szpilman e a Rio Jazz Orchestra, Negra Lee, Fevers e com os internacionais Owen Gray, Jack Brown, Ivone Curtis,Dona Mary. Arranjou e dirigiu duas etapas do festival “CANTA NORDESTE” para rede Globo de televisão e foi um dos arranjadores do DVD do projeto VIVA 400 anos em 2013. Em 2020 continua com a carreira de guitarrista, violonista, arranjador e produtor musical, fazendo produções e gravando em seu home studio pra todos os cantos do mundo.

Um músico experiente, um dos principais nomes nacionais e internacionais, nascidos no Maranhão. Veja fotos.

 

Na Banda Rio Jazz Orquestra e Taryn Szpilman
Com Paulo Calazans e Nelson Faria
Zeca Baleiro e a Banda Legenda

 

 

 

 

 

 

 

 

Direção musical do show
de Gabriel Melônio em
homenagem à Elis Regina...
Live com Flávia Bitencourt
Com Edu Ardanuy no workshop da SLZ MUSIC.

 

 

 

 

 

 

 

Guitarrista da banda infantil Unidunitê
Guitarrista da banda Legenda
Guitarrista:Banda
NORJAZZTINOS
Direção musical do show
de Sérgio Habibe

 

 

 

 

 

 

Com uma das grandes bandas
do país: a Rio Jazz Orchestra
Direção Musical de César Nascimento
Com Chiquinho França
no Pink França Floyd

 

 

 

 

 

 

 

 

Show com Kiko Loureiro no Festival 
de Jazz de Garanhuns - PE

 

17 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias