Alunos e professores da Escola Divina Providência, localizada em Xapuri, interior do Acre, participaram de um dia cheio de experiências interativas com tecnologias, robótica e metodologias ativas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), ocorreu nesta quinta, 14, e teve o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível.

Com uma programação diversificada, os participantes tiveram contato com jogos matemáticos, oficinas de robótica e o uso de óculos de realidade virtual. A ação foi planejada pela Divisão de Inovações Educacionais da SEE para oferecer uma nova perspectiva sobre o ensino de disciplinas como matemática, ciências, física e química, com atividades dos núcleos de Matemática e Ciências Aplicadas, de Robótica e Automação Educacional e o de Incentivo ao Conhecimento.
Para o chefe da divisão, Eliomar Amorim, a iniciativa em Xapuri foi um exemplo de como o uso de metodologias inovadoras pode transformar o aprendizado e abrir novas perspectivas para os estudantes. “A ideia é sempre trazer novas possibilidades para a educação e expandir essas ações para outros municípios”, explicou.

O momento foi de interação e reflexão para toda a comunidade escolar e despertou a cuiosidade dos estudantes. Segundo o coordenador pedagógico da Divina Providência, Edilucio Siqueira, o objetivo de mostrar possibilidades de aprendizagem diferenciadas e que disciplinas, como a matemática, não precisam ser de difícil acesso, foi alcançado.
“As metodologias ativas permitem que os alunos saiam dos muros da sala de aula e reflitam sobre o conhecimento de forma mais ampla. A equipe percebeu que os alunos tiveram uma recepção maravilhosa. Isso mexe com a curiosidade, muitas vezes adormecida, e é algo ao mesmo tempo moderno e atrativo”, avaliou o coordenador.
Além disso, o envolvimento dos professores, que demonstraram interesse em explorar novas formas de ensino também foi um dos destaques da ação. “Alguns professores ficaram encantados com a temática da robótica, dos jogos matemáticos e do raciocínio lógico”, relatou Edilucio.

A estudante Ana Cristina Souza conta que nunca teve contato com as tecnologias apresentadas no evento. “É muito gratificante participar dessas brincadeiras, é um momento que a gente tem para interagir com as pessoas e ver mais sobre as tecnologias que estão avançando cada vez mais”, pontua.
Já a aluna Samile Santos que sonha trabalhar na área policial, relata que o aprender sobre robótica a fez pensar como a tecnologia pode ajudar sua sonhada profissão no futuro. “Quero ser policial do BOPE [Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar], então me interessa bastante a tecnologia e o raciocínio e agora aprender mais sobre esses assuntos e dinâmicas”, afirma.
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho destaca que iniciativas como a que aconteceu na Divina Providência democratizam o acesso à tecnologia e incentivam o aprendizado dos alunos da rede estadual. “É uma metodologia mais inclusiva, lúdica e envolvente que promove uma nova maneira de ensinar e aprender”, ressalta.
The post Inovação educacional com tecnologia e atividades lúdicas transforma o aprendizado em Xapuri appeared first on Noticias do Acre .
Educação Colégio Católica Curitiba promove conscientização sobre saúde mental
Educação Europa revê o excesso de telas nas escolas e recoloca livros, papel e escrita à mão no centro do aprendizado
Especiais Antes do laudo, existe uma pessoa: Sharlene Serra defende no CNJ uma inclusão que transforme olhares
A LEITURA-BASE A Leitura como Resistência: O Impacto da Literatura Contemporânea na Sociedade da Distração
Especiais Por que Relaciono os Livros que Li às Minhas Memórias
ÁLVARES DE AZEVEDO Dione Rosa: “O gótico sobrevive porque revela o que a razão não governa: medo, desejo, violência e morte” Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 10° Máx. 17°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”