Em tempo: "Escrevi um poema pleiteando participar da Festa Literária de Santa Teresa-FLIST, que homenageou o Milton Nascimento e a Adélia Prado. O poema saiu fora dos padrões definidos pelo edital. Tentei ajustar, mas o poema não permitiu.
Este foi o primeiro poema, a partir da música Sentinela, do álbum duplo Missa dos Quilombos, dentre os que mais gosto.
Na sequência, graças a uma amiga, assisti ao documentário Milton Bituca Nascimento, que me emocionou muito.
Um dos convidados que falou sobre o Milton Nascimento, disse algo mais ou menos assim, que ele era como o mistério dos cristais de Minas.
Eu busco o mistério dos cristais do subsolo da crosta terrestre para escrever, junto da dinâmica dos fungos, o desconhecido. Isto me conectou com o trabalho do Milton Nascimento.
Sai do cinema com o segundo poema pronto, inspirado pela música Cais.
A música do Milton Nascimento fez parte da minha infância. Acredito que minhas células reconhecem o som dele, que não se enquadra nas teorias que classificam a música, porém, reconhecida por grandes mestres universais".
Joema Carvalho
********
EM FORMAÇÃO
(Inspirado pela música Travessia)*
cada qual
com seu canto
no canto
uma história
por traz de tudo
um caminho
uma escolha
feita de montanhas
pedras que se deixam mover
fluidas como o rio de baixo
que se desgastam
no atrito
do toque da chuva
do assopro do vento
no desprendimento
da rocha mãe
pedras que se movem
se confundem com liquens
deixam de ser exatas
transformam-se
com o que lhes falta
no ciclo da vida
tocam nas trocas
mudam de função
deixam de ser
sendo
algo novo
em formação
--------
(*) Posições legais sobre "homenagens poéticas" (LEI DOS DIREITOS AUTORAIS - 9610/1998).
A) - ideias não são protegidas, mas a expressão (o texto original) é protegida (repositorio.fgv.br). Escrever uma nova poesia inspirada nas ideias, temas ou estilo de outro poeta é permitido, desde que não reproduza "trechos substanciais".
B) Exceções relevantes da LDA (Art. 46 e 47). Citação para estudo, crítica ou polêmica: permite citar passagens específicas, dentro dos limites do necessário, com nome do autor e fonte (repositorio.fgv.br). Pequenos trechos em obras novas: é permitido usar pequenos trechos, desde que "não sejam o foco principal da nova obra. Não prejudiquem a exploração do original nem causem prejuízo injustificado ao autor.*
SUPERTEXTOS JORNALISMO NÃO É BLOGUERAGEM: O DIPLOMA COMO ESCUDO CONTRA A DESINFORMAÇÃO
RECORDE LIVRO INFANTIL E por que não dizer para ADULTOS TAMBÉM.
Cultura nas PM's Cel. Carlos Furtado destaca o papel da literatura e da cultura na preservação da memória das Polícias Militares
MONTELLO: 109 ANOS Josué Montello fez de São Luís um território universal da literatura e levou a memória negra do Maranhão ao mundo
BOMBÍSSIMA Feira do Livro de Porto Alegre estabelece limite ético para IA e recoloca a autoria humana no centro do livro
Editoriais MHL Se escolas-de-samba brasileiras colocassem a literatura e a arte sempre na preferência dos enredos? Mín. 10° Máx. 20°
Mín. 9° Máx. 19°
Tempo nubladoMín. 12° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Joizacawpy Costa “A força e coragem de Joizacawpy Costa”, colunista do Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs “Sobre o Dia Nacional do Haiku (Japão) – 19 de agosto”, por Vanice Zimerman (APB-PR)
Crônicas de Eloy Melonio ELOY MELONIO: “CONVERSA VAI, CONVERSA VEM...”
INTERNET: o que se passa? A força da música do Maranhão ouvida na região sul do país