Colaboração: Andréa Motta
(Foto: Com amigos especiais: Professor Antonio J. DeAraujo e Leilah Santiago Bufrem em 01 de março de 2024, durante solenidade de posse das novas Acadêmicas da Academia Feminina de Letras do Paraná).
Natural de São Paulo, capital. Reside em Curitiba. Graduada e Pós-graduada em Direito. Em sua trajetória literária, obteve várias premiações. Autora do livro Natureza Íntima (Poemas Curtos), com participação em inúmeras coletâneas impressas e digitais, é organizadora de títulos. Titular da cadeira n. 30 da Academia Paranaense da Poesia, sendo sua 1ª Vice-Presidente, além de ser Diretora Cultural do Centro de Letras do Paraná é 1ª Vice-Presidente Nacional do Proyecto Cultural Sur/Brasil, 1ª Vice-Presidente do Observatório da Cultura Paranaense e Presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba e Nacional.
Diretoria Nacional
Presidente: Andréa Motta Paredes
Vice-Presidente: Arlindo Tadeu Hagen
Secretário: Carla Alves da Silva
Conselho Nacional
Presidente do Conselho: Flávio Roberto Stefani
Vice-Presidente Conselho: Carolina Ramos
Secretário do Conselho: Francisco Garcia
Nossa Princesa da Trova, completará no próximo dia 19 de março, cem anos de idade! Sem dúvida uma dádiva divina.
Escrever sobre Carolina Ramos é ao mesmo tempo das mais gratas tarefas dentre as que tenho tido oportunidade de me desincumbir. É grata por tratar-se de um Mulher de bem - e do Bem - com quem tenho o privilégio de compartilhar de grande prazer intelectual e de precioso aprendizado. Considero-a uma querida amiga, que para mim também é uma referência literária e moral definitiva. Dotada das mais altas qualidades morais e intelectuais, sempre com criatividade e brilhantismo, Carolina é uma das mais importantes figuras do movimento trovadoresco no Brasil. Carismática com personalidade marcante, típica das personalidades que assumem, sempre tem uma palavra de incentivo para as pessoas progredirem e serem mais felizes.
Uma mulher vitoriosa com inúmeros seguidores, que em sua caminhada vem plantando muitas sementes - dons que a vida reserva apenas aos que por ela passam concomitantemente como observadores argutos e agentes ativos, exercendo ação fecunda e transformadora em torno de si.
E é exatamente em função de tantos dons e talentos que a Diretoria Nacional da União Brasileira de Trovadores -Nacional em conjunto com a Seção de Santos-SP realizará nos dias 16 e 17 de março de 2024, em comemoração ao centenário de nascimento da trovadora Carolina Ramos, Encontro Nacional de Trovadores na cidade de Santos, aberto à participação de todos os trovadores do país, para que todos possam abraçá-la e agradecer pessoalmente todo o trabalho desenvolvido na divulgação da trova em nosso País e acima de tudo por todo o carinho que demonstra por todos os integrantes da nossa entidade. Todos estão convidados a compartilhar conosco destes momentos que certamente serão únicos.
Centenário Carolina Ramos. Programação Completa
Dia 16 de março 2024:
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sala de eventos
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 Santos/SP
15 h Recepção aos participantes
15h:30m Abertura oficial do evento a comando de Fábio Salgado
15h35m Execução do Hino dos Trovadores.
15h40m Palavra da Presidente da UBT Nacional - Andréa Motta Paredes
15h50m Palavra do Presidente da UBT / Seção Santos - Antonio Colavite Filho
16h00m Palavra do Presidente da ACL - Academia Cristã de Letras/SP - Juarez Moraes de Avelar
16h10m Homenagem Musical da Academia Cristã de Letras.
16h30m Encerramento da apresentação musical com a execução do Hino da Academia Cristã de Letras de autoria de Carolina Ramos.
16h35m Rodada de Trovas
17h00m Pequeno Coquetel.
20h Jantar por adesão ( local e valores a serem divulgados).
Dia 17 de março 2024:
10 h Oração Ecumênica em Trovas
Local: Orquidário Municipal de Santos
End.: Praça Washington s/n.
11 h Apresentações Literomusicais
12 h Encerramento – Almoço por adesão.
Quem é Carolina Ramos.
Professora, Biógrafa, poetisa, escritora, trovadora e artista plástica e musicista, Carolina nasceu na cidade de Santos-SP em 19 de março de 1924 . É filha de Alzira Hervelha Ramos e Francisco G. Ramos.
Estudou no Colégio “São José”, cujos bancos ocupou desde o Jardim da Infância à Escola Normal, onde diplomou-se professora e completou também o Curso Secretariado.
No Instituto Musical “Santa Cecília”, em Santos, fez o curso de Música - Piano, Teoria, Pedagogia e História da Música. Estudou Folclore no Instituto Musical Carlos Gomes. Fez breve curso de Enfermagem - Socorrista - na Cruz Vermelha, e participou de cursos de Literatura e Línguas. Pertence à Academia Cristã de Letras, de São Paulo, à Academia Santista de Letras; ao Instituto Histórico e Geográfico de Santos, que presidiu, de 2000 a 2007. Foi Presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Santos por quase 50 anos, Sócia Honorária da “Casa do Poeta Lampião de Gás”, de São Paulo, pertencendo ainda a várias outras instituições culturais do Brasil. Na AFCLAS, ocupou o cargo de 2ª Vice-Presidente, no biênio 1997/1998.
É considerada a Dama da Trova do Brasil; e, em Bandeirantes, PR, Personalidade da Trova. Em 2006, recebeu o título Benemérita da Trova, da UBT/Nacional. Em 2015, o título Mestre da Trova, em Taubaté; e Medalha “Luiz Otávio”, em Porto Alegre (RS). E em 2021 recebeu da UBT-Nacional, o título de Princesa da Trova. Em 1973, recebeu os títulos Magnífica Trovadora, em Nova Friburgo, RJ, sendo a primeira mulher a receber essa honraria no Brasil; Magnífica Trovadora, em Divinópolis, MG; e Notável Trovadora, em Pouso Alegre. Possui várias premiações nacionais e internacionais nos gêneros Poesia, Contos, Trovas e Crônicas. Trovadora premiadíssima no Brasil e Exterior, recebeu inúmeras honrarias das quais destaca-se em 2006 no Sesquicentenário de Santos - Prefeitura de Santos.
Medalha dos Andradas – do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Medalha de Mérito Cultural “Brás Cubas” - outorgada pela Câmara Municipal de Santos. Autora de inúmeras obras nos mais diversos gêneros: literário, biográfico, folclórico, etc. Abaixo, algumas trovas de sua autoria:
Quem se agarra a uma quimera,
quem persegue uma utopia,
age como se soubera
que sem sonhos... morreria!
Quem não sabe, quem não sente
que às vezes nos custa caro
essa audácia de ser gente,
quando ser gente é tão raro?
Por ter nas mãos quando querem
nossa alma, alheia aos perigos,
os “amigos” quando ferem,
ferem mais do que inimigos!
Deus perdoa o pecador
que, réu de amar, perde a paz;
sob o domínio do amor,
quem é que sabe o que faz?!
Tua presença é o passado,
é meu presente e meu fim,
mesmo sem ter-te ao meu lado,
tu fazes parte de mim!...
Há contraste em nossas vidas,
mas perfeito é o desempenho:
- luz e sombra, quando unidas,
dão força e vida ao desenho!
Sem notar que a vida passa
esta emoção me extasia:
- meus netos correm na praça
onde, em criança, eu corria!
Que importa a chegada, agora...
que importa, se ao fim da linha,
teu olhar, que foi embora,
era toda a luz que eu tinha?!
Por te amar, tenho sofrido,
mas não me arrependo: Vem!
- Quem ama as rosas, querido,
ama os espinhos também!
Ante a força intransigente,
para o caos a paz resvala...
- Deus, deste alma a tanta gente
que nem sabe como usá-la!!!
No amor o tempo se gasta
com medidas desiguais:
- se estás longe, ele se arrasta,
se perto, corre demais!
Adeus, filho, segue a vida…
Volta um dia, sem promessa…
que a primeira despedida
no ventre da mãe começa!
--------------------
Centro de Letras do Paraná
Curitiba, março de 2024
Informações/Programação
Vida e obra de Catulo da Paixão Cearense: palestra de Leônidas Carlos Ribeiro dos Santos, na tarde de 5 de março
O Centro de Letras do Paraná convida para a palestra “Vida e obra de Catulo da Paixão Cearense”, que será proferida pelo Professor e Cirurgião Dentista Leônidas Carlos Ribeiro dos Santos no dia 05.03.24, às 15 horas, em sua sede. Pesquisando, o palestrante selecionou aspectos curiosos, relacionados tanto à vida como à obra do famoso poeta e compositor. O palestrante também é autor do livro “Com Deus Caminho”, tendo doado os respectivos direitos autorais.
Tarde com Trovas
No dia 12 de março, às 16 horas, será realizada a primeira Tarde com Trovas do ano de 2024, em parceria do Centro de Letras do Paraná com a União Brasileira de Trovadores (UBT) / Seção Curitiba.
Terça de Música e Poesia
Está marcada para 19 de março, às 16 horas, a Terça de Música e Poesia, que será realizada mediante parceria do Centro de Letras do Paraná com a Academia Paranaense da Poesia.
Tarde Literária com Tribuna Livre
Oferecendo oportunidade para manifestações literárias e musicais dos associados, o CLP os convida para Tarde Literária com Tribuna Livre que realizará em 26 de março, às 16 horas.
Mín. 17° Máx. 25°