Enfim, Jubilei !
Cinaldo Oliveira
Este ano comemorei meu Jubileu de Ouro, cinquenta anos de profissão, faz meio século que comecei a trabalhar na área de jornalismo. Desde o primeiro dia de trabalho até hoje passaram-se mais de 18.250 dias, aproximadamente 438.000 horas. Caramba, é muito tempo!
Quando olho para trás, por meio do retrovisor da vida, tenho a sensação de ver um filme em fast motion que mostra em poucos fotogramas a infinidade de momentos marcantes que vivenciei durante esse longo período. Imagine a sensação de assistir, em poucos segundos, um filme de aproximadamente 438.000 horas. Lembro de tudo como se fosse hoje, com impressionante riqueza de detalhes.
Vivi grandes aventuras e documentei fatos marcantes da história do Maranhão ocorridos nas cinco últimas décadas. Ao mesmo tempo em que sou testemunha ocular de uma era singular sou também partícipe de alguns fatos igualmente únicos que hoje só estão documentados porque eu estava lá portando uma câmera de 16mm que mais tarde foram substituídas por modernas câmeras de vídeo.
Acumulei milhares de horas de viagens por meio de carro, de barco, de ônibus, de trem, de canoa e de avião; comi muita poeira, passei fome e sede, é verdade. Mas, não posso deixar de também destacar os gloriosos e requintados eventos que tive o privilégio de presenciar e usufruir.
Em junho de 1974 dei os passos iniciais da grande caminhada percorrida ininterruptamente até a presente data. Importante ressaltar que embora eu tenha começado a trabalhar no mês de julho, adotei como data oficial do início da minha carreira profissional o dia 1 de dezembro do mesmo ano, data em que a minha carteira de trabalho foi assinada pela primeira vez, pelo saudoso amigo e professor Lindenberg Leite proprietário da produtora Lindberg Filmes.
Numca me senti tão bem, física e espiritualmente, como agora. Tal realidade me credencia dizer que não pretendo parar tão cedo. Assim sendo, só me resta agradecer, em primeiro lugar, a Deus, a minha família, e aos inúmeros amigos que conquistei nesse meio século de andança, pelo Maranhão e pelo Brasil.