Linda Barros, escritora, atriz e MÃE
Feliz das pessoas (mulheres) que conseguem ter o dom gerar uma vida dentro de si. O simples e o complexo se misturam em um turbilhão de emoções, que é praticamente impossível de se descrever. A maternidade não é uma condição, não é uma profissão e tampouco é uma obrigação, pelo contrário, além de ser um dom Divino, pode também ser uma escolha.
O Homem caminha na natureza com a mesma veracidade e sensibilidade que os outros bichos, o que os diferencia é a procriação, a forma como o homem raciocina numa ordem dos sentidos, enquanto os bichos não têm essa organização da vida.
Mas, o que é ser mãe? Muitas vezes vemos e ouvimos em alguns discursos de mulheres, o fato de a maternidade ser visto como uma condição, no sentido de como se fosse um fardo, não, pelo contrário, é uma benção. Nesse texto da cordelista Raimunda Frazão, ela desenha milimetricamente o “Ser Mãe”:
Ser mãe é sonhar ter filhos,
É sentir satisfação
Quando o exame lhe confirma
Ter no ventre um embrião.
É desfazer-se em carinho
Vendo a barriga crescer,
É esperar ansiosa
O filho que vai nascer.
Ser mãe é pensar no filho
Antes de pensar em si,
É cantar nas madrugadas
Para ver o filho dormir.
Ser mãe é amparar o filho
Quando dos primeiros passos,
É festejar suas conquistas,
É chorar os seus fracassos.
É se encher de ternura,
Ter amor no coração,
É orar pelo seu filho
Pedindo a Deus proteção.
Ser mãe é tudo isto,
É ter coragem, é ter fé.
É querer o bem do filho,
Faça ele o que fizer.
Meus parabéns a todas elas!
Todas têm grande valor,
Exercem uma das missões
Mais nobres que Deus criou.
A maternidade transforma a mulher no mais valente dos animais quando tem que salvar sua cria, essa transformação é instantânea e automática, a fúria que sai de si no momento de salvar seu(s) filhote(s), é sem dimensão e sem precedentes, não importa o que ou quem está à sua frente, a fúria é desmedida.
Mãe só tem uma, de fato, de direito e intransferível, mas amor de mãe é infinito. Nós seres humanos, mais uma vez nos diferenciamos dos bichos no quesito amor. Como já foi mencionado antes, dar à vida é um dom e dar amor também. Muitas vezes nos apegamos às pessoas muito próximas a nós com tanta força, que fica difícil de desvencilhar delas e por mais que queiramos, parece impossível.
Para terminar essas poucas palavras sobre o amor de mãe, deixamos uma lista desses nomes de mães que com tanto afeto e amor, jamais vamos nos desvencilhar delas:
GENNY FURTADO DA COSTA
RITA ALVES GOMES
MARENICE DE SOUSA MARQUES
ÁUREA MARQUES
LAURA NERES
ESTER RATIS DE SANTANA
IVONE SALDANHA
NILZENIR RIBEIRO
ANTONIA NILDA CRUZ
TÂNIA ARRUDA
Mães que amam, que cuidam, que se doam, que lutam, que brigam, que protegem, que viveram e que vivem com um único propósito: cuidar de suas crias ferozmente.
FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!
Mín. 11° Máx. 23°