Segunda, 15 de Julho de 2024 15:07
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Educação Colunistas

Joizacawpy Costa: " E no Maranhão, é tempo de Guarnicê"

"(...) o nosso São João cheio de diversidade incluindo outras brincadeiras como quadrilha, cacuriá, dança do coco e outras mais que fazem da nossa cultura que é um cenário de céu estrelado". JC

20/06/2024 18h04
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
Arte: MHL
Arte: MHL

Joizacawpy Costa

Em nossa mistura de fé e tradição costuradas pelos feitos populares, uma das festas mais emblemáticas do Maranhão ganha uma força tamanha, o período junino é dedicado aos santos, São João, Santo Antônio São Pedro, São Paulo e exclusivamente no Maranhão São Marçal, filho genuíno da fé e tradição do povo maranhense.


Embalados por esse respirar de pura magia e fantasia nossas festas juninas seguem durante todo mês e algumas vezes de tão bom se estende a julho. É uma variedade de danças e ritmos que parece nascer já no DNA maranhense, só o bumba meu boi, apresenta variados sotaques, como zabumba o mais antigo, pandeirões, matraca, costa de mão orquestra e boi de Pindaré que envolve a baixada maranhense.


Grandes nomes pouco conhecidos nacionalmente estão aqui para segurar em suas potentes vozes as toadas do boi que passeiam em temáticas variadas, de qualquer assunto pode surgir uma toada. Vale lembrar o ícone de cantadores de bumba meu boi no Maranhão, Coxinho, cantador do boi de Pindaré que ficou conhecido e reverenciado pelos maranhenses, dono de toadas belíssimas, eternizando O NOVILHO BRASILEIRO, OU URRO DO BOI, como hino do folclore maranhense que diz: lá vem meu boi urrando/subindo o vaquejador/deu um urro na porteira/meu vaqueiro se espantou/ o gado da fazenda/com isso se levantou/ urrou, urrou, urrou, urrou/ meu novilho brasileiro/ que a natureza criou. É muito difícil ver um maranhense que não saiba entoar essa toada, bom seria ela ser aprendida nas escolas.


Em pleno arraial o boizinho Barrica mexeu com emoções, pois homenageou Ubiratan Souza com a música TEMPO CERTO finalista de um festival promovido pela Rede Globo de Televisão em 1986.


Enfim esse é o nosso São João cheio de diversidade incluindo outras brincadeiras como quadrilha, cacuriá, dança do coco e outras mais que fazem da nossa cultura que é um cenário de céu estrelado.

Boi Barrica, tradição ludovicense de São João.

 


DROPS LITERÁRIO.


MEMÓRIAS, TAMBORES E TRADIÇÃO

Escutei o pulsar dos teus tambores,
Senti as batidas do teus pandeirões
Ouvi a melodia alegre de tua orquestra,
As batistas das matracas
Ecoaram em meu coração.

Cada passo dançado é um compasso 
Cadenciado de música e paixão,
O saltitar de cada brincante
Revela uma mágica alegria
Como se a vida fosse eterna fantasia.

Há uma história a ser cantada
De antepassados que não quiseram esquecer
As tradições de tua história,
Do teu povo que não te deixa morrer.

Entre fantasia e realidade 
Ecoam acontecimentos
Que vivem na nossa mente a nascer 
Deixando para a posteridade
Todo encanto de tuas memórias
Que a cada dança faz o enredo renascer


(Joizacawpy Muniz Costa)

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Joice Há 3 semanas São Luís-MABelíssima matéria e igualmente a poesia tudo que é construído com amor encanta!.
Keila MartaHá 3 semanas São LuísÉ a fase do ano mais bonita por aqui, e longe de falsos elogios essa poesia diz muito sobre a nossa cultura que é rica, sei que essas palavras poéticas alçarão grandes voos! sucesso!
Dorcas Amorim Miguins Anjos Há 3 semanas MASucesso querida, parabéns ????????????????????????????
Maria José Lima /Escritora e Acadêmica da AMCLAMHá 3 semanas São Luís-MAO nosso São João é o maior do mundo!Parabéns pelo artigo enaltecendo nossa cultura.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias