Segunda, 15 de Julho de 2024 14:15
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Galeria de fotos 1 foto

O Peixe mulformático e anímico de Luis Augusto Cassas

11/06/2024 14h10
Por: Mhario Lincoln

Torna-se irresistível, não comentar o poema "O Círculo dos Peixes" de Luis Augusto Cassas, sendo, à priori, carregada de simbólismo e espiritualidade. Essa é a minha opinião pessoal e intransferível. 


Desta forma, me envolveram por demais, as referências mitológicas, religiosas e culturais que ele tatua em seu texto lírico, como se explorasse a ambivalência da existência do peixe, que é tanto salva-vidas quanto condenado à submersão. 
Essa dualidade sublinha a complexidade da vida, onde o direito de "afogar-se" implica aceitar a imersão nas dificuldades sem a prerrogativa de evitar responsabilidades, simbolizadas pela recusa de "lavar as mãos".


Em um segundo movimento, Cassas aborda a pluralidade dos peixes como signos em rotação, com vocações e destinos diversos. A imagem dos peixes como "escolhidos a fechar o signo do cordeiro" remete a uma interseção entre o zodíaco e o sacrifício cristão> Entendi, eu, tratar-se de um destino cíclico e de uma escolha divina. Afinal, para mim, os peixes carregam em si tanto a capacidade de iluminar (como "luz nos terreiros") quanto de rasgar os valores materiais, revelando uma tensão entre espiritualidade e mundanidade.
Em um último movimento, senti uma introspecção pessoal e universal. A evocação de "Cristo-Shiva", "Cristo-Buda" e "Cristo-Lampeão" funde figuras históricas e míticas, criando uma nova identidade que transcende barreiras culturais e religiosas. 


E é, a meu ver, esse sincretismo espiritual que culmina na essência da mensagem de amor e redenção, com o "fazer o bem e semear o amor" como vingança sublime.


Na chamada final à "notícia ao povo" reforça a ideia de renascimento espiritual, onde assumir o "lado peixe" é essencial para a renovação e continuidade da vida.


Meu amigo Luis Augusto Cassas, poeta dos poetas, assim, constrói um poema denso e anímico, onde o peixe simboliza tanto a condição humana, quanto o potencial divino dentro de cada ser.


Muito feliz em lê-lo e publicado, amigo querido.

Mhario Lincoln é presidente da Academia Poética Brasileira.

************

 

O   CÍRCULO  DOS  PEIXES

1

todo peixe
ainda que não use coletes
é salva-vidas

2

todo peixe
tem direito de afogar-se
mas não de lavar as mãos

3

há peixes que são
signos em rotação
uns: vocação
outros: coração
alguns rasgam dinheiro
outros luz nos terreiros
mas são os escolhidos
a fechar o signo
do cordeiro

4

todo peixe
traz nos olhos
a constelação
do cruzeiro do sul
é o ferrão de Deus
tocando o gado
para o azul

5

quando eu era menino
pensava ser o mais belo
do planeta água
agora franzino nem sei se sou
o peixe nais singelo
da minha casa

6

meu nome é cristo-shiva
da anunciação
dos jesus-gandhis
ao sol dispor

meu nome  é cristo-buda
da consagração 
dos hippies e yuppies
do poder da flor

meu nome é cristo-lampeão
do sertão da dor
vingança: fazer o bem
e semear o amor

7

agora 
dai notícia ao povo
quem não assumir o lado peixe
não nascerá de novo

 

Imagem:  Karla Castro

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Paulo UrbanHá 3 semanas São PauloUm de nossos maiores poetas tem aqui um de seus poemas comentado pela pena arguta de nosso querido Mhário Lincoln. Adorei!
Raimundo FonteneleHá 1 mês Barra do Corda Maranhão Excelente a abordagem crítica que faz o poeta Mhario Lincoln a respeito desse poema incandescente do poeta Cassas. O peixe como uma crua metáfora da vida humana, do nascimento à morte.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias