Sábado, 05 de Outubro de 2024
11°

Chuviscos

Curitiba, PR

Galeria de fotos 1 foto

Mais um texto de Leonardo de Magalhaens

05/09/2024 às 20h10
Por: Mhario Lincoln
Compartilhe:

Egolatria nossa de cada dia
 ou a idolatria do Ego 

 

Acreditamos que a vida é só esta, com este corpo, assim nos entregamos à idolatria do Ego: como ser o mais belo, o mais eficiente, a mais sedutora. Se a vida é só esta e o corpo é só este, então vale tudo para manter o culto ao Ego, dono do melhor corpo e o melhor sedutor.

Cada dia nos olhamos no espelho e encontramos o melhor pai de família e a melhor esportista e a mais bela capa de revista e o homem mais sexy. E acendemos as velas aos mais eficientes e competitivos. 

Julgamos que a personalidade é o nosso melhor argumento e que o corpo deve ser sempre a melhor ferramenta: conquistar parceiros e clientes, derrotar competidores, deixar o maior número de descendentes. 

A personalidade é acariciada e massageada por coaches e gurus, e o corpo está sempre maquilado e performático: um belo cartão de visitas. Sempre limpo, perfumado, engravatado. E sempre acreditando que somos a melhor versão de nós mesmos: assim vendemos qualquer produto. Vendemos até nós mesmos.

Marketing, campanhas, seduções, vícios, tudo para acalentar persona mais corpo no jogo dos negócios: sorriso colgate e perfume francês. Gestos calculados e palavras melifluas. O Ego agradece: e faz discípulos. Seja igual a todo mundo: seduzir e vender. Conquiste parceiros, conquiste clientes. Você é o melhor! Nunca duvide de você mesmo!

E assim seguimos prisioneiros do Ego -- uma marca inegociável. Presos ao mundo de imagens e marcas e símbolos e missões e protocolos e cotas a serem batidas. Prontos para ganhar. 

Comprando e endividando, e trabalhando para comprar mais, e financiando em dez, vinte, trinta prestações, e endividando para comprar mais. Sempre o melhor produto, o novo lançamento, o carro dos sonhos, o vestido do baile, a carruagem da princesa, o iate do marajá. 

E ai de nós se o vizinho tem casa maior, e ai de nós se o cunhado tem carro do ano, e ai de nós se o primo tem casa de campo, e ai de nós se os tios foram pra praia no verão! 

Nunca satisfeitos, sempre queremos mais. Melhores para comprar coisas melhores. Como ser rico e best-seller e capa da Playboy. Como ser o empresário na Caras, na Forbes, na Time. Sempre cercados de tentações. Nem precisamos ser tentados por algum diabinho, somos o tempo todo seduzidos por ilusões. Das ilusões, a maior é o Ego, que prontamente agradamos e servimos. Um doce e amargo ídolo.

Set 24 (LdeM)

************


Soneto da Graça Eterna 

Soprou em nós o fôlego de Vida 
A Divindade dos Céus e da Terra 
Ao corpo e alma dentro regenera:
Graça da Vida Eterna prometida.

Mãe piedosa geradora da Vida,
Pai justo estende a todos Salvação:
Pois não tem prazer na condenação,
Logo aceitem a Graça oferecida.

Por Amor Deus Excelso se revela 
Em sintonia o Conhecimento:
Ministra Justiça a cada momento!

Plena Misericórdia desvela:
Não vem Dele o mito cruel do inferno!
É Vida: Um Só é o Deus Eterno.


Ago 24 

LdeM 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias