Quinta, 15 de Abril de 2021 02:14
[email protected]
Especiais 08 DE MARÇO/2021

Pela primeira vez, duas mulheres negras pilotam um Boeing numa viagem comercial

Chipo e Elizabeth descreveram a experiência como 'emocionante'

07/03/2021 10h43
136
Por: Mhario Lincoln Fonte: Reprodução: Facebook.
Chipo Matimba e Elizabeth Petros
Chipo Matimba e Elizabeth Petros

Pela primeira vez, duas mulheres negras pilotam Boeing 737

Comandantes do Zimbábue fizeram história, com equipe totalmente feminina

 

Reprodução/ Facebook

Duas capitãs do Zimbábue fizeram história. As comandantes Chipo Matimba e Elizabeth Simbi Petros foram as primeiras mulheres a pilotar um Boeing 737. 

De acordo com o jornal zimbabuano The Herald, elas também formaram a primeira equipe de aviação totalmente feminina do país. A dupla voou de Harare a Victoria Falls e descreveu a experiência como "emocionante".

A aviação comercial é uma área com pouco espaço para mulheres. Segundo o The Herald, 97% dos pilotos do mundo todo é do sexo masculino, e só há cinco pilotos mulheres no Zimbábue.

Para Matimba, pilotar um grande avião é um sonho desde 1994, quando entrou para a Força Aérea do Zimbábue e enfrentou as dificuldades de ser uma das pouquíssimas mulheres em um ambiente predominantemente masculino.

No ano passado, uma equipe formada só por mulheres foi a responsável por um voo de B787 da Kenya Airways. E, em 2015, a Rússia começou os testes de uma viagem ao espaço com equipe totalmente feminina, que deve acontecer em 2029. Seis mulheres vão passar oito dias em uma simulação para aperfeiçoar as condições do voo.  

Depois da viagem de uma hora, que foi um sucesso, as pilotas comemoraram muito o feito, em seus perfis nas redes sociais. Com a hashtag #PaintingTheSkyPink (“Pintando o céu de rosa”, em inglês), as duas encorajam que outras mulheres entrem na profissão. “Primeiro 737 só com mulheres na cabine de controle. Foi um prazer, Chipo Matimba!”, escreveu Elizabeth, em sua página. 

CONTRAPONTO

Mas, como existem, pessoas para tudo, o voo 909 da American Airlines estava marcado para sair às 20hs de Miami para Buenos Aires, atrasou mais de 1 hora e meia por algo incrível.  O motivo? Sete passageiros decidiram descer da aeronave ao descobrirem que o avião era pilotado por duas mulheres. A American Airlines não emitiu qualquer nota a respeito do ocorrido, mas pelo twitter os passageiros relataram e confirmaram o fato. Segundo a Sociedade Internacional de Mulheres Pilotos de Companhias Aérea, das 130 mil pessoas que pilotam aviões pelo mundo, somente 4 mil são mulheres. Dessas, estima-se que cerca de 450 trabalhem em grandes companhias, principalmente em empresas americanas.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h54 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias