Quinta, 15 de Abril de 2021 01:01
[email protected]
Especiais 08 DE MARÇO/2021

Convidada Especial, escritora Keila Marta: "08 de Março, o que quer dizer?"

Keila Marta é membro da Academia Poética Brasileira.

07/03/2021 17h16 Atualizada há 1 mês
618
Por: Mhario Lincoln Fonte: Keila Marta
capa
capa

08 DE MARÇO, o que dizer?

Keila Marta (APB/Maranhão)

 

Quando adolescente, certas homenagens para as mulheres provocavam em mim um pouco de aborrecimento, não conseguia entender o motivo de festejar uma data que lembra sofrimento e principalmente quando apareciam alguns discursos preconceituosos que só lembravam a fragilidade e a dependência feminina.

Com o passar dos anos, tal sentimento foi sendo mais bem justificado, percebi que o conhecimento e o poder não imunizam cem por cento, pois apesar da mulher ter acesso ao voto, a educação e ao trabalho, e ter uma maior liberdade sexual, a violência doméstica, os abusos de poder, de ordem moral e sexual ainda permeiam a vida de muitas, independente da raça, profissão ou classe social.

Em 2020 em meio ao isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, uma outra tem destruído milhares de cidadãs brasileiras, O FEMINICÍDIO, segundo dados do site Agência do Brasil, publicados em 04 de março de 2021, “cinco estados brasileiros, tiveram 449 casos de feminicídio, ou seja, assassinato de mulheres cometidos em função da vítima ser do gênero feminino¹”.

E não precisa levantar a bandeira feminista para por em prática uma palavra que entrou em moda, SORORIDADE, composta pelo prefixo soror, que quer dizer irmã, mais o sufixo -dade que significa pertencer a um grupo, ou irmandade. Isso sinaliza, de modo em geral ter empatia, respeito e solidariedade a outras mulheres. Além do mais, lutar por espaços e direitos são situações que vão além das questões de gênero, como bem disse Glória Perez a uma entrevista para o canal da Leda Nagle em 05 de outubro de 2020:

Sensibilizar as pessoas pelo que nós temos em comum que é a humanidade, e dentro dessa humanidade nós somos muito diferentes, visões de mundo diferentes, religião diferentes, temos que olhar com harmonia essa diversidade e não sentir a partir de uma cartilha.

[...]

Você não pode se encerrar naquilo, não pode se encerrar numa cor, você não pode se encerrar numa condição social, você não pode se encerrar num gênero. O ser humano é muito mais que isso. Então, é muito perigoso, quando corre o risco de a pessoa ser olhada assim, “ah, é um preto, um LGBT, é uma mulher”. É muito chato, quando te elogiam e ficam admirando porque você é uma mulher, a gente passa por isso o tempo inteiro, para o bem ou para o mal, no trânsito por exemplo, qualquer batidinha, dizem “só porque é mulher” ².

Desse modo, se tornar mulher é um caminho cheio de desafios, desde a hora que nasce até o envelhecer, pois certos privilégios no universo feminino parecem questão de sorte. Em todos os aspectos é preciso romper com o sentimento de inferioridade ou até mesmo de superioridade em relação aos homens para se construir relações humanas mais justas e equilibradas.

Diante de tudo isso, o que dizer? A escritora Karolina Cordeiro em uma de duas redes sociais, confessa quase em tom de ordem:

 

No dia da mulher não me chame de mãezinha especial, mulher guerreira, modelo de superação. Sou ativista de futuros anticapacistas. O Dia Internacional da Mulher é importante para reafirmarmos nossos direitos. Queremos respeito, dignidade, não somente bombom com florezinhas. Eles podem vir, mas acompanhados de atitudes, de profundas reflexões e escuta. Dias mulheres virão! ³

 

 

NOTAS:

¹ Fragmento extraído do site Agência do Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2021-03/cinco-estados-somaram-449-casos-de-feminicidio-em-2020. Acesso em: 06/03/2021

² Entrevista da diretora de novelas Glória Perez ao canal da Leda Nagle, em 05/10/2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tiq5JDCxE6o. Aceso em: 07/03/2021.

³ Legenda de foto em rede social em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CMGC7eNFmPw/. Acesso em: 07/03/2021.

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 00h53 - Fonte: Climatempo
15°
Chuvisco

Mín. 12° Máx. 21°

15° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias