Vale lembrar, nesta ocasião, que o poeta Pedro Sampaio, nascido em Caucaia(CE), recebeu, da Câmara Municipal de Fortaleza, o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza. A homenagem foi proposta pelo Decreto Legislativo 1010, de 17 de fevereiro de 2022, oriundo do Projeto de Decreto Legislativo 107/2021 de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL), que justificou a comenda pelo muito que o homenageado tem contribuído para o engrandecimento sócio politico e cultural da Fortaleza. A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Mesquita (PDT), no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).
Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Marcelo Lemos agradeceu aos vereadores por terem aprovado por unanimidade a concessão do título de cidadão de Fortaleza a Pedro Sampaio. “Ele é um cabra macho, que veio da localidade de Catuana, em Caucaia e vem lutando pela cultura e pela causa gonzaguiana. Incentivador do Carnaval e de Festivais de Quadrilhas, essa é uma das homenagens mais justas que essa Casa já concedeu. Como comunicador tem levado as notícias da Câmara para o mundo. Precisamos de pessoas como você para manter a cultura viva. Receba esse título mais que merecido, pelo profissional, cidadão, pelo ser humano que você é e defensor da cultura do Ceará”, disse.
O presidente da Academia Poética Brasileira, jornalista Mhario Lincoln esteve presente e também fez uma saudação não só ao confrade Pedro Sampaio, hoje, vice-presidente regional da APB/CE, mas aos sanfoneiros que tocaram o hino nacional durante a solenidade, afirmando: "os sanfoneiros são anjos de Deus, cujas asas estão à frente, em seu peito: a sanfona".
Onde Está Deus?
Vez por outra alguém vem me perguntar
Aonde é que eu posso, encontrar Deus?
Eu respondo, sem nunca hesitar
Que o encontro, em todos os dias meus!
Encontro Deus, na gota do orvalho
Lá pelas matas, em plena floração
No Ventre, que serve de agasalho
Surgindo a vida, no seio, na gestação
Encontro Deus, no sorriso da Criança
Nas rugas, do Ancião com esperança
O encontro no Beija-flor, no Gavião, no Sabiá
Encontro no Ar, nos Rios e nos Mares
No Céu, na Terra, em todos os Lugares
Agora responda! Onde é, que Deus não está?
(Pedro Sampaio)