Terça, 25 de Junho de 2024 09:13
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Educação Mhario Lincoln

Nova obra poética de Maura Luza, é um livro de Exaltação, não de Revolta

"Afrodescendência em Mim / Respira / Inspira / Aspira / Essências e aromas / Espiritualidade  /Saberes em reconstrução  / Restaurando valores de irmandade". MLF

13/04/2024 11h00 Atualizada há 2 meses
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
Capa feita por MHL
Capa feita por MHL


*Mhario Lincoln

Quando fui convidado para elaborar a capa do novo livro da poeta e confreira Maura Luza Frazão, solicitei a ela que me enviasse o "poema-título", a fim de que tivesse uma ideia geral do que seria a tônica desse seu novo trabalho. Eis que Maura envia "Afrodescendência", que, antes de qualquer coisa, revela uma profunda conexão entre identidade, luta e resiliência dentro da experiência afrodescendente, fato esse que ela delineia numa linguagem poética muito boa, expressando a riqueza e a complexidade da herança africana.


O poema começa com a afirmação da afrodescendência, como uma força que "Resplandece, Ilumina, Encoraja," sinalizando uma celebração da identidade negra. A repetição da frase "Afrodescendência em mim" ao longo do poema enfatiza a personalização disso e sugere que a história e a luta do povo africano e seus descendentes são intrínsecas à identidade de cada indivíduo.


Nas entrelinhas, senti um apelo pela real necessidade definitiva da inclusão dos negros na grande sociedade mundial, fato, a meu ver, por demais essencial, especialmente pelo valor histórico e sociológico que isso representa.


Maura Luza, em seu grito afrodescente, com certeza está no mesmo contexto de Ta-Nehisi Coates, que escreveu o best-seller “Entre Mim e o Mundo”, vencedor do National Book Award, demonstrando grande habilidade de articular questões culturais, sociais e políticas. Ele aborda com propriedade, a questão do reconhecimento e da reparação pelo trabalho escravo e pela contribuição africana nas Américas. 


Outra pensadora e poeta atrelada às composições que ora Maura Luza, com esse poder de síntese poética, representa é Kimberlé Crenshaw, conhecida por desenvolver o conceito de interseccionalidade, também fala sobre a necessidade de inclusão e reconhecimento das complexas identidades e experiências dos negros. 


Como se vê, nesta minha rápida análise poética, Frazão e os trabalhos desses pensadores ressaltam a importância de reconhecer e valorizar a afrodescendência, em si mesmos ou como parte integral e essencial da malha social e histórica do Mundo. E é através da sua poesia que essa poeta maranhense convoca à ressignificação dos saberes e à reconstrução de valores reais, para uma sociedade mais justa que reconheça as contribuições históricas dos negros e trabalhe ativamente para corrigir as desigualdades raciais persistentes.


À princípio, analisei o poema AFRODESCENDÊNCIA em dois aspectos:


1 - Tentei vê-lo pelo lado sociológico, em razão da seriedade do tema e pela abordagem da experiência afrodescendente de Maura, de maneira plurifactual. Assim, a repetição (repito) do termo “Afrodescendência em Mim” sugere uma reflexão interna e pessoal. Já os versos “Resplandece”, “Ilumina” e “Encoraja”, de certa forma, evocam uma sensação de orgulho e autoafirmação. A menção a “Ritos de resiliência, controversos” aponta para a luta histórica e a resistência enfrentada pelos afrodescendentes. Ainda me chamou a atenção termos como “bagagem” e  “munições literárias” que a mim, me sugeriram uma identidade afrodescendente enriquecida por conhecimento e cultura.
Pois bem, mesmo que a autora, por mensagem, tenha me dito que seu "novo livro, mesmo tocando num assunto delicado, é mais sobre orgulho e exaltação, do que de revolta". Tentei entender isso da melhor forma possível, dentro de um segundo momento, no mesmo texto poético.

AFRODESCENDÊNCIA:


2 - O uso de aliterações (“Resplandece”, “Reverbera”, “Respinga”) cria um ritmo musical e enfatiza a força da identidade. Entendo que a imagem de “Incitando ares de liberdade”, também pode sugerir que a afrodescendência é uma fonte de empoderamento e a palavra “Hipnotiza”, a meu ver, acaba evocando mistério e fascínio, coisas florescentes nesse poema. Porém o que mais diz à realidade é a forma como Maura Luza combina “Essências e aromas” e “Espiritualidade”. aí ela acerta na mosca, pois, em meu entender, acaba criando uma atmosfera sensorial e espiritual: simplesmente mágica.


Ao final, o poema culmina na restauração de “valores de irmandade”, destacando a importância da comunidade e da solidariedade. Para mim - a partir desse poema, entendo literalmente com o que ela insiste em afirmar: "meu livro é mais sobre orgulho e exaltação, do que de revolta". E quem fosse prefaciar a obra, teria que tomar essa frase importantíssima como mote para tentar traduzir o espírito dessa valiosa obra. Abaixo, a íntegra do poema: 

 

AFRODESCENDÊNCIA 
MAURA LUZA FRAZÃO


Afrodescendência em mim
Resplandece
Ilumina
Encoraja
Provocando transcendência 
Decantada em prosa, versos
Reversos 
Ritos de resiliência, controversos.

Afrodescendência em mim 
Reverbera
Respinga
Resvala
Por todos os poros
Incitando ares de liberdade 
Empunhando bandeiras de luta, equidade.

Afrodescendência em Mim 
Hipnotiza
Encanta
Equilibra
Em minha bagagem 
Munições literárias
Ecoando nos escritos de agora 
Ressignificando saberes de outrora.

Afrodescendência em Mim
Respira  
Inspira
Aspira
Essências e aromas
Espiritualidade 
Saberes em reconstrução 
Restaurando valores de irmandade.

Maura Luza Frazão. São Luís - MA/Brasil.

Capa elaborada por Mhario Lincoln.

 

17 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 2 meses Brasília/DFTrabalho maravilhoso e de uma excepcionalide ímpar.
Lilian Porto Há 2 meses São Luís Maura, acompanho o seu trabalho. É maravilhoso ler as suas obras. Parabéns por mais uma trabalho excepcional.
Francisco Moreira de Sousa FilhoHá 3 meses São Luís, MA.Parabéns pelo tema querida amiga confreira poeta escritora Maura Luza, a crítica do prefácio está coerente e com o tema título da sua obra poética. Principalmente com o poema Afro descendência. Abraços poéticos.
Profa. Mestra English Teacher Conceição Viana Silva Há 3 meses São LuísParabéns Maura!. Que Deus continue te abençoando kd vez +++ c suas obras, em verdão e prosa. Q lindo!. Fiquei mt feliz c + esse seu livro.Bravo, Bravo Bravo!.,????????????????????????????????✌️????????????????????????
Ana Lucia Vinhas, porofessoraHá 3 meses São LuisParabéns minha menina linda. que delicia ler suas poesias...
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias