Terça, 25 de Junho de 2024 08:17
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Blogs e Colunas Colunistas

Cláudia Montes, ativista cultural pernambucana, reconhece o valor da mulher no prêmio "Mulher Evidência"

 A lei Mulher Evidência homenageia mulheres de todo o universo, através do Prêmio, lei 1204 /15 que se faz  em um evento glamouroso. 

04/05/2024 10h35
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
Claudia Montes.
Claudia Montes.

MULHER EVIDÊNCIA

 Joizacawpy Costa*

Foto: Na foto, a ativista cultural Claudia Montes, a idealizadora da Lei Mulher em Evidência que premiou maranhenses em importante evento nacional.

Mulher evidência, é uma iniciativa digna de admiração e respeito, sob a batuta de Cláudia Montes pernambucana, ativista cultural, idealizadora da lei Mulher Evidência, com o objetivo de oferecer as mulheres um lugar de destaque que as tire do anonimato, ou que possa evidenciar ainda melhor seus trabalhos e seus papeis sociais. Nesse aspecto os homens não são esquecidos ou descartados, conta-se com eles para se voltarem a compreensão desse universo feminino e se integrarem ao objetivo da construção de um mundo melhor e mais justo.

 A lei Mulher Evidência homenageia mulheres de todo o universo, através do Prêmio, lei 1204 /15 que se faz  em um evento glamouroso.  O Movimento juntamente com outras mulheres tem trabalhado na dinâmica que torna concreta a ação de trabalhar em favor do empoderamento feminino, da sororidade, reconhecimento de igualdade de gênero e tirar a mulher do apagamento social.

Esse movimento visa mexer com estruturas da sociedade, se engajar em projetos sociais, contribuindo assim para o progresso da nossa nação .

Foto (01).

“Conhecer a Cláudia Montes foi um divisor de águas em minha vida, pois ao aceitar seu convite para participar da Antologia Mulher Evidência na Tribuna Livre, pude acompanhar mais de perto o brilhante caminhar dessa potência feminina que é a idealizadora da Lei MULHER EVIDÊNCIA” (vice presidente Maura Luza Frazão)

Foto (01): Ray Brandão e Maura Luza Frazão, maranhenses agraciadas com o prêmio Mulher Evidência na sede da OAB Pernambuco.

Para ampliar a abrangência de tão significativa iniciativa o projeto de Lei nº5533 de 2019, que pleiteia abranger  o dia 06 de setembro como Dia Nacional da Mulher Evidência, seguindo então com o forme propósito de auxiliar mulheres de todo o universo a conquista de seu espaço.

 

TRABALHO PRÁTICO DO MOVIMENTO MULHER EVIDÊNCIA:

MULHER EVIDÊNCIA NA TRIBUNA, é uma coletânea, que está em, sua 6ª edição , esse material está repleto de histórias de mulheres de diferentes formações e de múltiplos modo de vida, nesse material elas evidenciam sua história, seus caminhos carregados de luta e superação.

Dentro desse contexto encontramos histórias maravilhosas, não só de superação, mas de voluntariado, de amor a profissão e aqueles a quem serve.

A mulher que busca desenvolver a auto aceitação, o amor-próprio, e investe na desconstrução de padrões tem algo a seu favor. Mulheres empoderada se amam e se cuidam. Guiadas pelo conceito da sororidade, se respeitam e se protegem umas às outras. (Ana Célia Damasceno).

Com essa consciência as mulheres seguem, numa grande corrente oportunizada por Cláudia Montes que se junta a todas no mesmo patamar de valor e igualdade, pois o intuito é que cada uma independente de estereótipos, de profissão ou função se vejam como mulheres parte importante do mundo em evolução.

O prêmio Mulher Evidência, não se constitui apenas de uma simbologia, é uma realidade que marca a vida de mulheres de luta, de história, de ação, mulheres que ao longo do tempo foram se reconhecendo de uma forma mais positiva, adquirido força para saber que é parte importante do espaço social.

“Tantas perdas me destruíram a esperança e motivação criadora. E justamente quando me encontrava numa espécie de limbo literário, sem expectativas, com uma depressão me rondando, encontrei uma amiga que me mostrou a luz da esperança: Maura Luza Frazão . lá estava ela com a mão estendida me instigando a sonhar novamente...” (Ray Brandão).

Ray Brandão e Maura Luza, são mulheres evidência e esse depoimento sustenta de forma viva a importância do Título Mulher Evidência, bem como o que de fato essas mulheres fazem, uma grande corrente do bem, impregnada de sororidade que leva umas a ajudarem as outras com a consciência de que são mulheres valiosas.

Acho importante evidenciar um pensamento da escritora Jôh Vieira, que em suas ações faz um trabalho maravilhoso junto aos idosos, ela diz:

“Eu não escolhi trabalhar com pessoas idosas eu já nasci no meio delas” (Jhô Vieira)

Esse pensamento concretiza ainda mais o que é ser Mulher Evidência, é ter a convicção de sua força e poder,de sua sensibilidade para fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Eu sou a raiz forte e resistente que ao receber o processo da própria natureza, dou bons frutos e compartilho com todos que passam pela minha vida

Amo meu povo minha raiz, sempre vou doar tudo que aprendi com meus antepassados e no meu caminhar. Sempre vou caminhar para harmonizar e evidenciar outros caminhos. (Cláudia Montes).

------------------------

Joiza Costa.

A COLUNISTA

(*) Colunista Joizacawpy Costa é poeta, escritora, membro-correspondente em São Luís-Ma, da Academia Poética Brasileira. É professora e influente na área cultural do Maranhão, sendo colunista da Plataforma Nacional do Facetubes (www.facetubes.com.br). Tem livros lançados nos gêneros poesia e contos infanto-juvenis.

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Maura Luza Frazão Há 1 mês São Luís- MaMe sinto agraciada por fazer parte de um movimento tão grandioso em prol do protagonismo feminino. Meus parabéns a nossa estrela maior, Claudia Montes, uma potência que carrega em seu DNA a chama da sororidade e empoderamento feminino. A Lei Mulher Evidência veio para evidenciar toda a força da Mulher brasileira. Gratidão pela excelente matéria querida poeta Joizacawpy e um agradecimento especial ao ilustre jornalista e escritor Mário Lincoln pela oportunidade de divulgação.
JAIME Há 2 meses Brasília/DFTexto de alta magnitude!!! Aplausos de pé a criadora e a todas que foram homenageadas e que fizeram parte desse evento de alto valor.
Maria Nauza Luza Martins Há 2 meses Brasília/DF Parabéns a todas as inspiradoras mulheres envolvidas no Projeto Mulher Evidência criado e desenvolvido por Cláudia Montes, uma mulher arrojada e antenada com o cenário feminino em todas as instâncias da sociedade. Tenho orgulho em fazer parte. Salve salve!
Dorcas Amorim Há 2 meses Monção MAExcelente texto! Parabéns querida sucesso.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joizacawpy Costa
Sobre Joizacawpy Costa
Sobre assuntos relacionais ao Mundo da arte brasileira.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias