A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4811/24 , que detalha as funções do cuidador de pessoa com deficiência.
A proposta seguirá para o Senado, caso não haja recurso para votação no Plenário da Câmara.
O projeto altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e considera o cuidador essencial para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Entre suas funções, estão zelar pela saúde, pela higiene e pelo bem-estar do assistido.
A proposta proíbe a contratação de menores de 18 anos para atuarem como cuidador. De seu lado, o empregador poderá exigir dos candidatos a apresentação de certidão de antecedentes criminais. A violação de qualquer direito da pessoa com deficiência pelo cuidador justificará a demissão deste.
Foi aprovado o parecer do relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), favorável ao texto de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
O Brasil tem, aproximadamente, 18,6 milhões de pessoas com deficiência com idade igual ou superior a 2 anos, correspondendo a 8,9% da população dessa faixa etária, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.
Rondônia No Dia Mundial do Turismo, governo de RO celebra a diversidade cultural e natural do estado
Legislativo - MT Deputado apresenta projeto que autoriza mulheres a portar armas de eletrochoque em Mato Grosso
Livros Imortais Os 10 grandes best-sellers que nunca saem de moda. Acompanhe em 4 partes, na sequência
Matérias Especiais O Brasil atrasa, relógios perdem sentido. Uma realidade ou ficção?
DIRETO DE BRASÍLIA Projeto de Lei que assegurar mais qualidade e transparência no consumo de Chocolates
Colunista FT Edmilson Sanches: IMPRENSA: DE QUARTO PODER A QUARTO DO PODER
Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 27°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.