Coronel Carlos Furtado
Quase um ano de sua partida para o Reino Celestial. Um dia a senhora partiria, assim como eu e todos nós, seres humanos partiremos. A ordem, porém, não sabemos, porque pertence ao Criador. Contudo, a sua ausência deixou em mim um vazio, uma lacuna impossível de ser preenchida. Lembro-me, desde criança, da tradição criada em nosso lar. Ainda pequenino, rabiscava versos para dedicar-lhe especialmente neste dia, e ficava muito feliz porque a senhora os guardava com carinho. À medida que os anos foram passando, algumas dessas produções ganharam molduras e foram cuidadosamente penduradas em sua casa. E, a cada visita, eu observava que também tinha importância em sua vida.
Participastes ativamente de todas as minhas conquistas, acompanhando-me em cada etapa, e eu me enchia de orgulho quando a senhora dizia: “Esse é o meu filho.” Em minhas promoções na carreira policial-militar, seu papel era cativo, colocando em meus ombros cada estrela do oficialato. Nas minhas condecorações, sempre estavas presente para refazê-las, ainda que simbolicamente, após as autoridades as realizarem oficialmente.
Como filho mais velho, acompanhei amiúde as principais etapas de sua vida. Escolhestes-me como seu confidente e, nas situações mais complexas, eu chorava contigo e ajudava a encontrar soluções.
Nos períodos de fragilidade, também estava ao teu lado, proporcionando-te forças para superá-los, sendo alento quando necessário e oferecendo-te sempre o mesmo carinho com que me presenteastes durante toda a minha vida.
Sempre te agradeci por me fazer sentir especial em tua existência.
Quando alguém perguntava se havia algum filho de quem gostavas mais, a senhora, de forma sábia e inteligente, respondia que todos eram iguais. Mas, no fundo, eu me sentia diferenciado — não por ocupar o lugar do primogênito, mas porque te dediquei, ainda em vida, tudo o que merecias: amor sem medida, carinho em abundância, respeito, consideração e todos os sentimentos nobres que emanam do meu coração.
Sempre serás a minha rainha, aquela que orava por mim na Terra e que hoje intercede por mim no Céu.
Minha mãezinha, como tua presença me faz falta.
_______
Carlos Furtado
Colunistas FT FALMA: unidos, conquistamos espaço para a literatura maranhense
CEL. CARLOS FURTADO DISCURSO DO CEL. CARLOS FURTADO NA AL.MA: OITO ANOS DE FUNDAÇÃO DA AMCLAM
Textos escolhidos “Os Muros que ensinam a Sonhar”, por Cel. CARLOS FURTADO
Colunistas FT “As Últimas Chaves”, Cel. Carlos Augusto Furtado Moreira
Especial “A Crise da Poesia ou a Crise dos Poetas?” Por Carlos Furtado, exclusivo para a Plataforma Nacional do Facetubes
São João (MA) Do historiador Carlos Furtado:“Moisaco de Cores, Ritmos e Tradições” Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 10° Máx. 17°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”