Terça, 03 de Dezembro de 2024
20°

Tempo nublado

Curitiba, PR

Galeria de fotos 1 foto

Considerações do imortal APB, escritor Antônio Guimarães de Oliveira

10/11/2024 às 07h57
Por: Mhario Lincoln
Compartilhe:

DATILOGRAFAR & ESCREVER 

Contemplo a minha velha  máquina  de escrever... Para muitos, esse artefato é totalmente  desconhecido. 

Nesse meu observar constato como o tempo passa e muda as tecnologias e como o ser humano é criativo...

Me orgulho muito em ter sido "diplomado" no renomado curso da professora  Elza. Lembro que consegui por habilidade a nota máxima: dez!

Compreendo  que devemos acompanhar os avanços  tecnológicos, mas nunca devemos esquecer de onde viemos.

Várias marcas, lembro: Olivetti, Remington, Underwood, Royal, Smith - Corona, IBM, Nakajima, Olympia, Hermes, Facit, Westehouse, dentre outras. 

No que diz respeito à escrita, eram  novidades. Eram as últimas modernidades em tecnologias gráficas do momento.

Muitas vezes  olhei nas escolas de datilografia, moças e rapazes perfilados,  treinando  nessas máquinas, colocando  o papel e dedilhando. O barulho estridente dos tipos era inevitável.

A professora ou professor nos ensinavam como colocar os dedos nas teclas com seus tipos metalizados, e também  o papel a ser escrito. Começava-se com as seguintes letras escritas nas teclas: A, S, D, F, C, L, K, J.

Essas máquinas, hoje obsoletas, sustentaram o mundo nos escritórios, cartórios, repartições, casas bancárias. Eram fundamentais para essas entidades.

Lembro que tinha-se que  passar pela temida  prova final do  curso para, enfim, concorrer a  concursos, sobretudo das repartições bancárias. 

Hoje são  peças de museus, mas a minha ainda hoje faço uso. É uma companheira de longas datas...

Meu computador, última geração, as vezes fica ali à margem... É que minha amiga também precisa de companhia!

Me surpreendi com um certo aluno, com um celular  de última  geração,  perguntando que  máquina  era  aquela  em cima  de minha mesa. Respondi àquele rapaz que o era,  e
que correspondia,  o que ora segurava nas mãos. 

Acrescentei que foi  muito importante antes de surgir o computador e o celular, não sofrendo tantas modificações, tais quais as tecnologias atuais.
 
Concluindo: essas máquinas foram as "sementes" do progresso e alimentaram muitos troncos e raízes de inúmeras nações. Foram, por época, as pioneiras de um amanhã, que é hoje... 

( ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA.  DATA: 10.11.2024. SÃO LUÍS-MA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias