Domingo, 19 de Setembro de 2021 02:25
[email protected]
Especiais Textos Escolhidos

Guimarães Rosa inventou uma nova língua em Grande sertão: veredas ?

Textos Escolhidos (Nossa equipe de 'olheiros' pesquisa na internet assuntos interessantes e indica ao facetubes a publicação, sem nenhum fim lucrativo ou comercial).

14/09/2021 09h47 Atualizada há 5 dias
106
Por: Mhario Lincoln Fonte: Original Marcos Alvito
original do podcast.
original do podcast.

Foto: Canoa no rio Urucuia, foto de Marcos Alvito

Episódio #016 - 

September 10, 2021

O episódio se dedica a rebater um mito muito difundido e que afasta leitores e leitoras: o de que Guimarães Rosa teria inventado uma nova língua em Grande sertão: veredas. Mostramos que não, apoiando-nos no próprio autor e na sua finalidade de usar a língua portuguesa com o máximo de expressividade, em uma linguagem própria que não é, em absoluto, uma nova língua.

Para ouvir este episódio:

https://urucuia.podbean.com/e/guimaraes-rosa-inventou-uma-nova-lingua-em-grande-sertao-veredas/

O que é o projeto?

Urucuia podcast vai ajudar você a ler Grande sertão: veredas. É para quem ainda não leu o livro e gostaria de ajuda para a travessia. E também para quem já leu e gostaria de aprofundar a compreensão da obra. Também haverá episódios sobre outras obras de Guimarães Rosa. O podcast será semanal, toda 6a. feira teremos um novo episódio. Os episódios-extras serão publicados sempre às terças-feiras. O início foi em 7 de maio de 2021.

Veja os outros episódios abaixo, seguindo o link: https://www.podbean.com/site/EpisodeDownload/PB10D50E8ZSJFT

Quem é?

M.Alvito.

MARCOS ALVITO possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Fez um ESTÁGIO pós-doutoral na University of Leicester (2007-8). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense , atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do esporte, História Oral, Cultura Popular, História e Literatura e religião.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h10 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoeiro

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias