Foto: Canoa no rio Urucuia, foto de Marcos Alvito
Episódio #016 -
September 10, 2021
O episódio se dedica a rebater um mito muito difundido e que afasta leitores e leitoras: o de que Guimarães Rosa teria inventado uma nova língua em Grande sertão: veredas. Mostramos que não, apoiando-nos no próprio autor e na sua finalidade de usar a língua portuguesa com o máximo de expressividade, em uma linguagem própria que não é, em absoluto, uma nova língua.
Para ouvir este episódio:
https://urucuia.podbean.com/e/guimaraes-rosa-inventou-uma-nova-lingua-em-grande-sertao-veredas/
O que é o projeto?
Urucuia podcast vai ajudar você a ler Grande sertão: veredas. É para quem ainda não leu o livro e gostaria de ajuda para a travessia. E também para quem já leu e gostaria de aprofundar a compreensão da obra. Também haverá episódios sobre outras obras de Guimarães Rosa. O podcast será semanal, toda 6a. feira teremos um novo episódio. Os episódios-extras serão publicados sempre às terças-feiras. O início foi em 7 de maio de 2021.
Veja os outros episódios abaixo, seguindo o link: https://www.podbean.com/site/EpisodeDownload/PB10D50E8ZSJFT
Quem é?
MARCOS ALVITO possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Fez um ESTÁGIO pós-doutoral na University of Leicester (2007-8). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense , atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do esporte, História Oral, Cultura Popular, História e Literatura e religião.
Espeiciais A imigração japonesa ao Maranhão trouxe a paixão pelo “beisebol”
Dr. Ruy Palhano “Entre o zelo e a obsessão: as diferentes faces do ciúme”, por Dr. Ruy Palhano
Psicologia Ativa Quando o elogio mente, a gratidão perde sentido: a ciência explica ser nocivo 'simplesmente agradar'
Orquídea Santos Poema épico de Mhario Lincoln, premiado em Portugual, faz homenagem ao pai José Santos (o José de todos os santos).
RESENHAS MHL Quando a memória se perde, o amor procura outro lugar para ficar
COLUNISTAS FT A pressa na modernidade e o impacto em nossa saúde mental e social Mín. 14° Máx. 23°
Mín. 11° Máx. 17°
ChuvaMín. 10° Máx. 11°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Marco Neves De Homero ao autoclismo português: 3000 anos de grego
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais