Sábado, 14 de Dezembro de 2024
17°

Chuva

Curitiba, PR

Cidades Concuso literário

AMCLAM promove concurso literário no nível nacional e oferece um verdadeiro presente para a literatura maranhense e brasileira. 

Joizacawpy é membro-correspondente da Academia Poética Brasileira, seccional MA

15/04/2024 às 09h04 Atualizada em 15/04/2024 às 10h10
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joiza Costa
Compartilhe:
AMCLAM
AMCLAM

 

Foto: Membros da AMCLAM, com destaque para o Cel. Furtado, presidente da entidade.

 

@Joizacawpy Costa

Crédito das fotos José  Roberto Cunha


Em uma noite de festa embalados pela poesia a AMCLAM fez da noite de premiação do concurso Pedro Ivo de poesia uma verdadeira festa literária, regada a merecidas homenagens. O evento foi iniciado com a palavra do Presidente da AMCLAM Cel. Carlos Augusto Furtado que irradiava sentimento de satisfação e alegria. A mesa foi composta pelo.Cel. Furtado, pelo ilustre José Roberto de Oliveira Paula, pela senhora Conceição de Maria Lemos Viana, viúva  do saudoso acadêmico Pedro Ivo, e pela escritora diretora presidente da Mundo Cultural World, jornalista Elle Marques.

 

Marcia da Silva Sousa, Cel. Furtado,  Evilásio Junior

O senhor José  Roberto de Oliveira Paula, deslizou sobre mares longínquos nos trazendo a beleza da perfeição da poesia de Castro Alves declamando Navio Negreiro. A cerimônia seguiu seu curso dando ênfase na trajetória do grande homenageado Pedro Ivo, e como surgiu o concurso. Varias personalidade foram condecoradas dentre eles os membros da comissão de avaliação. 


Finalmente o clímax do evento deu-se com o anúncio do grande vencedor, Evilásio Alves de Morais Junior (foto abaixo) maranhense natural de Santa Inês (MA). O poeta declamou o seu poema de uma forma que mexeu com as emoções de quem ali se encontrava. O segundo lugar foi destinado a poetisa  Márcia da Silva Sous. E o terceiro lugar ficou com o poeta Pietro Costa. Porém,  todos os finalistas do certame receberam seus certificados de participação com a devida colocação que obtiveram. O que chamou atenção de forma peculiar foi a grande presença de alunos jovens adolescentes do Colégio Militar Tiradentes, desse modo a AMCLAM segue com sua missão de incentivar as novas gerações o valor da produção literária.

 

 
Como não podia deixar de ser o poeta Rômulo Reis encantou o público presente na cerimônia declamando o poema intitulado O Rei que Mora no Mar de autoria o magnífico poeta Ferreira Goulart.  A solenidade foi encerrada com pronunciamento do presidente da AMCLAM Cel. Carlos Augusto Furtado,  e mais uma vez a Academia Maranhense de Ciências Letras e Artes Militares demonstrou em prática, a seriedade de sua missão,  promover e incentivar a produção das Ciências Letras e Artes.

 

 

 

 

Foto
Elle Marques com a colunista Joiza Costa.
Foto
Elle Marques, Maura Luza Frazão, poeta Evilásio Junior, Joiza Costa e o escritor José Carlos Sanshes.  

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 8 meses Brasília/DFSó podemos aplaudir de pé, Parabéns!!!
CARLOS FURTADOHá 8 meses São LuísA Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), sodalício cultural maranhense vem propiciando a comunidade acadêmica, momentos de verdadeira valorização, oportunizando que poetas e poetisas brasileiros, profissionais, anônimos e iniciantes como os integrantes do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar, exercitem sua verve literária e mostrem ao Brasil e ao mundo o seu sentimento poético. Os resultados auspiciosos a muitas mãos e são colhidos satisfatoriamente.
Luiza CantanhêdeHá 8 meses TeresinaParabéns a todas e todos, especialmente ao poeta vencedor Evilásio Júnior, que através de sua produção literária de grande relevância, vem colocando o Vale do Pindaré em evidência, mais especificamente Santa Inês, nossa terra natal! Evilásio é meu sobrinho, a quem admiro muito!
Maura Luza Frazão Há 8 meses São Luís - MAMeus parabéns querida Confreira Joizacawpy Muniz Costa, por esse olhar poético sobre uma noite de puro encantamento proporcionada pela sempre atuante AMCLAM. Nossa gratidão a você e ao nosso ilustre Presidente Mhário Lincoln, por esse brilhante espaço de divulgação da literatura brasileira/maranhense.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias