Terça, 25 de Junho de 2024 09:58
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Blogs e Colunas Colunistas APB

ACADEMIAS DO INTERIOR MARANHENSE GANHAM FORÇA MEDIANTE DEDICAÇÃO DE SEUS ADEPTOS

Colunista Joiza Costa, da APB.

10/06/2024 21h05 Atualizada há 2 semanas
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joiza Costa
Natividade, presidente ACLAJOL, Joiza Costa, doutora Ediana, poeta Maura Luza
Natividade, presidente ACLAJOL, Joiza Costa, doutora Ediana, poeta Maura Luza

Joizacawpy Costa


Sementes plantas em solo fértil e regadas com cuidado, florescem e frutificam. E assim é a história do clube do livro Maria Firmina dos Reis no município de João Lisboa.


Esse projeto é uma ação concreta de compromisso da literatura de João Lisboa, a Academia de Ciência Letras e Artes de João Lisboa, (ACLAJOL) se desdobra sobre tão importante trabalho, liderado pela incansável presidente da academia Maria Natividade Silva Rodrigues, que num esforço incansável e mediante ajuda de colaboradores, tem feito com que um plano saia do papel e torne-se realidade.


Na visita feita ao município por conta do aniversário da academia, a professora Maura Luza Frazão ganhou homenagem especial do clube do livro, essa ação visa aproximar os alunos dos escritores e envolve-los ainda mais no gosto pela leitura e pelos livros.


Notamos ainda melhor o desempenho e a realidade dessa ação, filha da ACLAJOL, quando nos deparamos com os frutos que a mesma já deu, crianças declamando poesias e crianças já escrevendo a ponto de participarem de antologias por meio do projeto, encontramos um verdadeiro jardim e um imenso pomar literário no clube do livro Maria Firmina dos Reis.

 

Iolete Dino na homenagem a Salvio Dino, patrono da ACLAJOL

A academia estava em festa no mês de maio, e a programação seguiu com um momento solene de comemoração muito bem planejado no sentido de oferecer a academia aquilo que ela merece. Nessa cerimônia foi apresentado o busto de Sálvio Dino, o momento foi de muita emoção, visto que a esposa do patrono que fez a doação do busto, não conseguiu engolir as emoções ao rememorar sua história. 
A cerimônia seguiu com homenagem a várias pessoas da cidade que se empenham em colaborar com o sodalício.

As atrações foram uma verdadeira demonstração de cultura pertencente a esse espaço, com apresentação de teatro e atração musical de tirar o fôlego. Houve o momento solene de lançamento da antologia da acadêmica acompanhada de muita emoção e sentimento de dever cumprido, enfim a festa iniciou, culminou e terminou numa atmosfera regada a literatura e cultura de forma geral. A ACLAJOL, personifica a possibilidade das cidades interioranas do Maranhão de se organizarem enquanto academia e de poderem não só fundar, mas alimentar as suas atividades de forma concreta. A referida academia está de parabéns.  


DROPS LITERÁRIO


 

(Trecho do poema premiada no Chile, FLOR E ABOLIÇÃO, de Maria Natividade Silva, atual presidente da ACLAJOL)


FLOR ABOLIÇÃO
Ela nasceu no
Limiar 
Da independência
E claramente
Seguiu os passos da docência.

Maria Firmina é o nome dela
Que cantou poetizou e pintou
 Uma aquarela
Nesse grande Maranhão...

Membros ACLAJOL em noite solene de comemoração alusiva ao aniversário da academia.

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
alcina maria silva azevedoHá 2 semanas Campinas- SPParabéns a matéria! Parabéns a literatura Maranhense.
Maria José Lima /Escritora e Acadêmica da AMCLAMHá 2 semanas São Luís-MAParabéns querida escritora por compartilhar as ações literárias do interior do estado
Keila MartaHá 2 semanas São LuísQue interessante, parece ser uma Academia bastante ativa, e o que se percebe é que aos poucos começamos a ver as academias dos interiores com uma certa produtividade porque até pouco tempo a maioria delas era só uma espécie de faixada com alguns poucos membros. Parabéns pela matéria!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joizacawpy Costa
Sobre Joizacawpy Costa
Sobre assuntos relacionais ao Mundo da arte brasileira.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias