Crédito: Editoria-Geral da Plataforma Nacional do Facetubes
A poesia em formato de trova volta a ocupar a Galeria Trapiche nesta quarta-feira, às 17 h, quando a Academia Maranhense de Trovas (AMT) realiza a terceira edição do Sarau das Rosas. Criado em 2022 para homenagear as mães no mês de maio, o projeto acrescenta este ano um tributo especial ao patrono da entidade, o trovador e radialista Carlos Cunha, que completaria 92 anos no próximo dia 18. Sob o lema “As mães que fazem a diferença”, o encontro reúne cinco convidadas que se destacam nos cenários social, profissional e cultural do Maranhão, além de saudar as mães — e as esposas — dos próprios acadêmicos. Na programação, a leitura de trovas inéditas, intervenções musicais e a entrega de rosas vermelhas simbolizam o elo entre maternidade e arte popular.
Ponto alto da noite, a exposição itinerante Sarau das Rosas apresenta 46 trovas gravadas em azulejos, todas assinadas por membros da AMT. Depois de circular por Viana e Santa Luzia, o conjunto chega a São Luís como um jardim de versos que celebra a força materna em cores e cerâmica, mantendo viva a tradição das oficinas de mini-trovas promovidas pela academia.
Para a presidente da AMT, a poetisa Maria de Jesus Melo, o sarau “resgata a dimensão afetiva da trova e reafirma o papel das mulheres que transformam suas comunidades”. No mesmo tom, o vice-presidente João Sá Filho lembra que Carlos Cunha “fez da trova um gesto de rádio e rua”, inspiração que ecoa na proposta de levar poesia a espaços públicos.
Aberto ao público e com entrada franca, o III Sarau das Rosas promete costurar emoção e memória num único buquê: o das mães que florescem em cada verso maranhense.
******************
Galeria Trapiche nesta quarta-feira, às 17 h/ Entrada Franca
Especiais Gelma: “Os tambores ecoam na Literatura Maranhense: Mostra de canções juninas”
Jazz&Swing A volta de Augusto Pellegrini com mais um capítulo de seu livro “As cores do Swing”
Dr. Ruy Palhano “Epidemia da Solidão na Era das Conexões”, da lavra do Dr. Ruy Palhano
História&Vida “10 lições da História para 2026”, por EUGES LIMA, convidado da Academia Poética Brasileira
Temas escolhidos “SEMENTES & FUTURO”
Especiais A AJBE (MA) faz literatura como instrumento de transformação
Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 27°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.