Editoria de Educação
Bom Lugar (MA) – Literatura, inclusão e pertencimento se encontram na segunda edição da Feira Literária Bom-lugarense (FLIB), que acontece no dia 11 de agosto, às 17h30, e traz entre suas temáticas a trajetória e as obras da escritora maranhense Sharlene Serra.
Com o tema “Uma jornada pelo mundo da literatura”, a FLIB mobiliza escolas do município em uma verdadeira expedição literária. Desde o início do ano letivo, estudantes e educadores pesquisam autores e obras previamente selecionados, desenvolvendo atividades que envolvem leitura, pesquisa e diferentes manifestações culturais. O trabalho culmina em uma grande programação aberta à comunidade, com estandes e apresentações artísticas.
Entre os destaques desta edição está a Unidade Escolar Vagno Vieira, localizada na zona rural de Centro dos Limas. A escola ficou responsável por mergulhar na biografia e na produção literária de Sharlene Serra, com atenção especial à Coleção Incluir.
Quando o leitor se reconhece na história
A experiência ganhou uma dimensão que ultrapassou a pesquisa escolar. A exposição dos livros e a realização de rodas de leitura aproximaram os estudantes dos personagens e abriram espaço para conversas sobre inclusão dentro da própria comunidade.
Um dos resultados mais significativos relatados pela escola foi a identificação de alunos atípicos com os personagens das histórias. A aproximação fortaleceu o sentimento de pertencimento e contribuiu para ampliar o olhar da comunidade escolar sobre as diferenças e a inclusão.
O envolvimento também alcançou os servidores da instituição, demonstrando como a literatura pode mobilizar diferentes pessoas dentro do ambiente educacional.
Mais do que conhecer uma escritora, os estudantes passaram a estabelecer relações entre as narrativas e suas próprias experiências, fazendo do livro um espaço de reconhecimento, descoberta e convivência.
Das páginas para o palco
Todo o trabalho desenvolvido pela Unidade Escolar Vagno Vieira será apresentado ao público no dia 11 de agosto, às 17h30, durante a FLIB. A programação prevê um estande dedicado à biografia e às obras de Sharlene Serra, além de uma apresentação cultural inspirada nos livros estudados.
E é justamente no palco que a jornada literária deverá ganhar uma nova dimensão.
Depois de meses de contato com as histórias, os estudantes aguardam a oportunidade de ver Vitória, Biel, Ritinha, Lucas e Paulo saírem simbolicamente das páginas dos livros e ganharem vida por meio da apresentação preparada pela escola.
A experiência da FLIB - Feira Literária Bom-lugarense - mostra que uma feira literária pode ir além da exposição de livros. Quando a leitura encontra a escola, a criatividade e temas capazes de dialogar com a realidade dos estudantes, a literatura deixa de ser apenas algo que se lê e passa a ser algo que se vive.
MARANHÃO LITERÁRIO Maranhão no centro da literatura brasileira: de Gonçalves Dias à dimensão universal de Sousandrade e Ferreira Gullar
A QUESTÃO MACHISTA Será que somos machistas ao falar “todos”, para uma plateia visivelmente mista?
EDUCAÇÃO Bravo! Autoras defendem presença permanente da literatura maranhense nas bibliotecas escolares
Especiais Miró chega ao Brasil com 140 obras e revela a disciplina por trás de uma das linguagens mais livres da arte moderna
Colunistas FT De Joema Carvalho, “ A LENDA DA AURORA BOREAL”
Colunistas FT Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes Mín. 7° Máx. 10°
Mín. 7° Máx. 10°
Tempo nubladoMín. 9° Máx. 19°
Tempo nublado
Textos de Mhario Lincoln Academia Poética Brasileira: VICEVERSA com a acadêmica Vanice Zimerman (APB-PR)
EDITORIAL DE HOJE Poema épico de Mhario Lincoln, premiado em Portugual, faz homenagem ao pai José Santos (o José de todos os santos).
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA O intelectual Odorico Mendes no século XIX, já havia conduzido Homero ao território da língua portuguesa
Coluna de RUY PALHANO Dr. Ruy Palhano: “A banalização da vida humana na sociedade moderna”