Nota do Editor: a articulista do Facetubes, poeta Esmeralda Costa, que escreve sobre o Cordel Brasileiro, mostra hoje uma espécie de retrospectiva sobre alguns assuntos e momentos especiais de 2022.
Cordel Brasileiro 2022
Momentos Marcantes da Nossa Literatura
Esmeralda Costa, articulista do Facetubes e indicada para a Academia Poética Brasileira
Resumo da obra de Marcos Rey em Literatura de Cordel com autoria de Esmeralda Costa
O ano 2022 foi marcante para o Cordel, iniciamos a nossa coluna Cordel Brasileiro no Facetubes, plataforma virtual da Academia Poética Brasileira. Tivemos grandes oportunidades de conhecer Ilustres figuras do mundo cordelístico, trabalhos cheios de incríveis talentos e cordelistas maravilhosos que encantam com sua arte de versar e que versam com o coração. Vamos lembrar aqui alguns dos momentos impactantes do nosso Cordel, muitos foram alegres, alguns nos deixaram tristes como algumas perdas que aconteceram com a partida de pessoas que muito contribuíram para a evolução da arte cordelista. Foram muitos acontecimentos durante o ano que se finda e desejamos que em 2023 tenhamos muitas e muitas novidades boas. Então, bora lá que vale à pena ver de novo!
Primeiro Aniversário da ACLC
A Academia Cearense de Literatura de Cordel completa seu primeiro aninho e os membros fundadores e efetivos se reúnem numa esplêndida solenidade na secretaria de Cultura da cidade de Groaíras-CE, berço sede da Academia para tomar posse, declamar poemas e cordéis num sarau poético onde veio a público o livreto de Cordel sobre a Instituição. Um momento marcante que merece ser lembrado!
Foto: O Rei do Cordel no Brasil nos deixou, deixando um grande legado pra nossa literatura
Rei do Cordel, é assim que escolho denominar Gonçalo Ferreira da Silva, o grande poeta cordelista que dedicou a sua vida para a Literatura de Cordel, lutando incansavelmente para que ela obtivesse um reconhecimento maior no território nacional e claro ultrapassasse fronteiras ganhando também espaços maiores a nível internacional. Seu nome merece ser sempre lembrado e é por esta razão que vamos citá-lo mais uma vez em nossa coluna Cordel Brasileiro no Facetubes. A figura marcante de Gonçalo está intrinsecamente ligada ao Cordel, que falar da sua pessoa é falar da própria Literatura de Cordel no Brasil, com ele o Cordel ganhou voz e vez em muitos espaços brasileiros. Prova disso, é a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), como também o reconhecimento de Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil que o Cordel recebeu no ano 2018 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Viva Gonçalo Ferreira da Silva e Viva o Cordel Brasileiro! O Cordel é sinônimo de resistência diante de tantos avanços no mundo globalizado, a sua simplicidade sempre conquista e encanta as pessoas. A xilogravura, as rimas, os versos metrificados, as histórias contadas de forma poética, trazem sim uma atratividade que agrada o público de diversas idades.
Lançamentos Marcantes:
Cordel Educativo é no Ceará DiVerso
O programa Ceará DiVerso, que conta com a apresentação do poeta Vandinho Pereira (secretário de Cultura de Juazeiro do Norte), através do projeto Cordel Educativo em parceria com o projeto Cordel no Cariri do Banco do Nordeste, realiza importantes lançamentos de cordéis durante o ano 2022. Em 29 de julho foi a vez do nosso trabalho "De Nova Roma a Campos Sales", ser lançado justamente na ocasião dos 123 anos de emancipação do município campossalense. Uma alegria imensa para mim como autora e claro como filha desta terrinha que tanto amo!
Quinto aniversário da cordelteca Luciano Carneiro no SESC Crato(CE)
Foto: articulista Esmeralda Costa, Josenir Lacerda, Aerson Moreira Barreto, Chica Emídio e Rosário Lustosa no quinto aniversário da cordelteca Luciano Carneiro no SESC/Crato (CE).
No último dia 04 de novembro, a cordelteca Luciano Carneiro foi muito festejada por ocasião do seu quinto aniversário, estavam presentes professores, poetas, cordelistas, funcionários da biblioteca do SESC e da cordelteca Luciano Carneiro e claro estavam presentes também os filhos do saudoso poeta que foi homenageado com a cordelteca do SESC Crato(CE) ainda em vida. Neste mesmo dia ainda de maneira festiva foi lançado pelo SESC o Cordel "Dona Bárbara - Do Pernambuco pro Crato e do Crato pro Brasil" mais um cordel que também é da nossa autoria e que está disponível em podcast na plataforma Spotify. Luciano Carneiro nasceu na Paraíba em 07 de janeiro de 1942 e faleceu na cidade do Crato (CE) em 23 de julho de 2020.
Quem sou eu? Um cordel sobre a Maçonaria
Este é mais um brilhante trabalho do arretado poeta cordelista campossalense, Pedro Cavalcante. Com narração em primeira pessoa e estrofes de sete versos a obra traz muitos esclarecimentos sobre a Instituição Maçônica, sua importância e significado. Parabéns poeta Pedro Cavalcante por mais um trabalho fascinante!
Meu Betinho Centenário
Eu não poderia deixar de citar esta obra espetacular também da autoria do poeta cordelista Pedro Sampaio, uma homenagem ao seu papai Adalberto que em vida estaria completando 100 anos. Esse aniversário o Betinho festejou no Céu, mas aqui na terra os filhos, sobrinhos, netos, amigos e outros familiares reviveram lembranças incríveis de momentos maravilhosos vividos ao lado do grande homem, irmão, amigo, tio, avô e pai que foi o seu Adalberto. Um grande Homem e de um enorme coração. Mesmo quem não o conheceu em vida vai se encantar, porque vale a pena conhecer a sua história. Parabéns ao poeta que com muito amor e dedicação versou em 100 estrofes septilhadas os 100 anos de existência do seu papai!
PROJETO SESC CORDEL/CRATO/CE
Para ouvir no SPOTIFY:
https://open.spotify.com/episode/5uy3xyWTrbkBw21ZsiSokv?si=9gRHSwh2Q1KXPo3nln77mw&nd=1
Homenagem ao Jornalista e Poeta Mhario Lincoln do Brasil
"Êta Nordestino Costurado na Raiz", esse foi sem dúvidas, um dos mais emocionantes cordéis que foi gerado este ano. O mesmo, é de autoria do poeta Pedro Sampaio, vice-presidente da APB, Seccional do Ceará e trata-se de uma linda homenagem ao grande poeta, jornalista, advogado, Embaixador da Paz e presidente da Academia Poética Brasileira, Mhario Lincoln.
O Cordel "Êta Nordestino Costurado na Raiz" além de impresso em folheto, foi lançado em vídeo no canal Mhario Lincoln e contou com a declamação do autor Pedro Sampaio e de outros poetas, cordelistas e artistas nordestinos espalhados por várias cidades do Brasil.
"Estou agradecido por essa grande homenagem. Obrigado aos confrades e confreiras e aos meus amigos cordelistas deste Nordeste/Sudeste do Brasil. Muito honrado! Obrigado Pedro Sampaio, coordenador desta ideia.(...)". Mhario Lincoln.
Produção: Cordelista PEDRO SAMPAIO & Amigos. Produção executiva: VÍDEOSTV DO FACETUBES www.facetubes.com.br Edição: Mhario Lincoln. Ficha Técnica no vídeo.
---------------------------------
NOTA DA EQUIPE DO FACETUBES.COM.BR/ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA
Muito orgulhosos em ter entre membros de nossa equipe, a professora, cordelista, poeta e escritora cearense, Esmeralda Costa, hoje, um nome respeitado nas lides do cordelismo brasileiro e membro de academias congêneres. Esmeralda foi indicada para ocupar uma cadeira na Academia Poética Brasileira, desde julho de 2022, pelo confrade Pedro Sampaio, (compromisso assumido em sua posse), membro esse que inaugurou a saga cearense dos cordéis na APB. Desta forma, seu nome de Esmeralda Costa foi aprovado na última reunião do ano da Executiva da Academia Poética Brasileira, sendo que a posse está prevista para o primeiro trimestre de 2023.Com toda a certeza, com mais essa indicação, ganha a APB em robustez cordelista e ganhou a plataforma do facetubes.com.br, desde o momento em que publicou a primeira coluna especializada exclusivamente em Cordel, ainda em 2022, criando um vínculo espetacular com a cultura da raiz nordestina, cuja autenticidade pode ser ratificada pelo inesquecível Gonçalo Ferreira da Silva, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Seja, pois, muito bem-vinda à Academia Poética Brasileira, como representante feminina do movimento do Cordel Brasileiro junto com as acadêmicas e ícones do cordel maranhense, poetas Raimunda Frazão e Gorete Pereira (seccional/MA).
Cada vez mais, as mulheres fortalecendo o solo poético da APB, tornando-o fértil à novas conquistas literárias e fazendo florescer a poesia do nordeste em vários países do Mundo.
Parabéns e Feliz 2023.
Mhario Lincoln, presidente APB e Editor-Chefe do Facetubes.
Conciência Negra A NEGRITUDE NA LITERATURA DE CORDEL
Esmeralda Costa “Ressuscitou Jesus”, de Esmeralda Costa
Colunistas FT Versos Que Rompem Barreiras e Criam Laços
Homenagens Antonio Marcos Bandeira: Poeta de Sorrisos, Amor e Cultura Popular
Colunistas FT Musicalidades do Cariri e a Literatura de Cordel, por Esmeralda Costa
Colunistas FT Cordel Brasileiro e o Fechamento da Geração de Ouro na Literatura de Cordel
Mín. 12° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 27°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.