Terça, 05 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Curitiba, PR

Cidades Colunistas

"Mariana Luz: um resgate necessário para a Literatura Maranhense", por Joiza Costa

Joizacawpy Costa é membro-correspondente da APB (MA), convidada do Facetubes.

18/03/2024 às 16h50 Atualizada em 18/03/2024 às 17h21
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
Compartilhe:
Jucey Santana (a obra) e Joiza Costa.
Jucey Santana (a obra) e Joiza Costa.


*Joizacawpy Costa

No livro Mariana Luz Vida e Obra, Jucey Santana, nos presenteia com um belo resgate da escritora itapecuruense Mariana Luz. Esta que ficou esquecida por um longo tempo.


Mariana ressurge na importante pesquisa e nas letras de Jucey Santana . Mariana Luz dona de um fazer poético esmerado, um lirismo impecável, viveu uma dinâmica ativa entregue a produção cultural, passeando entre poesias, contos, teatro sem dever nada a qualidade de suas produções.


É bem verdade que passou muito tempo esquecida injustamente, pois seu notório fazer literário jamais poderia ficar esquecido num passado negando a propagação do legado de tão nobre escritora. Sua história chegou a se confundir com aspectos desagradáveis, porém através do resgate histórico feito pela escritora Jucey Santana, ela pôde reacender com o devido mérito de grande mulher das letras. 
“Mariana se esmerava nas palavras como quem garimpa joias do mais alto valor” [...].


Para além de trazer à tona toda importância de tão notável escritora itapecuruense, Jucey nos faz aportar em uma Itapecuru de outrora remontando histórias e lugares nos permitindo conhecer parte dessa história protagonizada por Mariana Luz num trabalho bem elaborado de pesquisa.


Mariana foi uma das grandes escritoras maranhenses que mereceu e merece reconhecimento por sua alta qualidade literária, que perpassa o tempo sem dissolver seu legado bem estruturado e eternizado na escrita. Além de escritora ela também foi professora e ensinou gerações de alunos itapecuruense. 


Jucey Santos Santana, itapecuruense, é membro da (AICLA) Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, membro da (ALL) Academia Ludovisense de Letras, membro da (FALMA) Federação das Academias de Letras do Maranhão.


“Qual avezinha, tímida e medrosa 
Na deusa ramaria do arvoredo 
Oculta o ninho caro e estremecido
“Eu tenho dentro da alma o meu segredo”
(Mariana Luz).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joice Há 8 meses São Luís-MAParabéns pela matéria
SILVANA REGES GALVÃO MARTINSHá 8 meses São LuísÉ maravilhoso conhecer essas pérolas da nossa literatura.
Hellen Há 8 meses Paço do Lumiar Bela matéria!
Maria José Lima Há 8 meses São Luís-MAImportante conhecer nossas escritoras, parabéns pela matéria !!!!!
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias