Edomir Martins de Oliveira*
O prof. Natalino foi Reitor na Universidade Federal do Maranhão, no período de 2007 a 2015 e 2019 a 2023. No exercício do magistério muito contribuiu para formação de novos profissionais da ciência de Hipócrates, médico grego, considerado o pai da Medicina.
“Saberes para o Amanhã”, escrito por Natalino Salgado Filho, é um livro que nos revela os cuidados do autor, como homem de ciência, em plantar sementes para que gerações futuras desfrutem dos sabores dos frutos que essas sementes produzirem e que nele estão insertos como fonte de consulta para as pesquisas de estudiosos.
A obra faz parte de estudos que servirão de pesquisa para quem queira valer-se, como ponto de partida, para consultas de assuntos nos seus trabalhos atuais. É uma excelente contribuição aos estudiosos e pesquisadores. É uma seleção de crônicas publicadas em jornais do Maranhão, no período de 2009 a 2019.
O autor, Dr. Natalino Salgado Filho, é um médico muito conceituado, que tem dedicado sua vida aos estudos da Ciência, ao magistério e à gestão pública, ressaltando-se aqui direção do Hospital Universitário Presidente Dutra, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no exercício do magistério, e como Reitor por 3 gestões.
Na obra, entre tantos palpitantes assuntos, destaco a “Baixada Maranhense e sua vocação para a grandeza”, “SBPC 2012: um evento para ficar na história” e a “Medicina: um dom e uma missão”.
Foi Reitor na Universidade Federal do Maranhão, no período de 2007 a 2015 e 2019 a 2023. No exercício do magistério muito contribuiu para formação de novos profissionais da ciência de Hipócrates, médico grego, considerado o pai da Medicina.
Vale-se de uma linguagem rica e descritiva, própria dos cientistas estudiosos, e homens de letras, tal como ele. E aqui destaco a atenção contida na sua crônica “Valorizar o passado para compreender o presente”.
“Saberes para o Amanhã” é uma obra para quem quer analisar como é bom serem plantadas sementes, para que em dias futuros sejam colhidos os frutos, mas também oferece uma reflexão para integração de culturas de anos anteriores e da época que se deseja projetar, orientando como ponto de partida para chegar a apresentação de novas propostas.
O Autor ocupa cadeira na Academia Nacional de Medicina, Academia Maranhense de Letras e Academia Maranhense de Medicina. Integra também a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Instituo Histórico e Geográfico do Maranhão e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores do Maranhão, expondo em todas elas a marca da sua inconfundível presença, com uma produção de elevado valor na prosa e na poesia.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado