Terça, 21 de Janeiro de 2025
18°C 28°C
Curitiba, PR
Publicidade

Mais uma crônica de Edmnilson Sanches: “Mulheres  --  ame-as ou deixe-as... em paz ---- 25 de Novembro, um dia de 64 anos”

Edmilson Sanches é colunista do Facetubes. Sua colaboração é feita de forma espontânea e gentil.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: EDMILSON SANCHES
01/12/2024 às 10h05
Mais uma crônica de Edmnilson Sanches: “Mulheres  --  ame-as ou deixe-as... em paz ---- 25 de Novembro, um dia de 64 anos”
Arte: mhlAI

DIA INTERNACIONAL DE ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

---- Quando o dia de hoje chegar ao fim, 12 mulheres foram assassinadas. A cada duas horas, um corpo feminino que se enterra. Uma história que se (es)vai. Uma violência que não se aceita. Uma revolta que se levanta ante investigações que não acontecem, punições que não ocorrem, Justiça que não se faz.

---- Um homem até pode deixar de amar uma mulher (e vice-versa), mas não lhe deve -- nunca! -- faltar com o respeito.

***

 

 ---- 25 de Novembro, um dia de 64 anos.

Hoje é um dia de 64 anos. Começa assim:

Eram três mulheres, de atos e nomes lindos: Maria Teresa, Pátria e Minerva.

Eram três mulheres há 64 anos.

Eram três mulheres contra um governo, contra um ditador.

Maria Teresa, Pátria e Minerva foram assassinadas brutalmente no dia de hoje, 25 de novembro, em 1960, na República Dominicana, país de 10 milhões de habitantes, área sete vezes menor que o Maranhão e que divide uma ilha com o Haiti, no mar do Caribe.

Qual o crime das três mulheres? Lutar contra as injustiças sociais.

Por causa disso e da consequente morte delas, o 25 de novembro foi proclamado em todo o mundo como o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher e marca o início dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", que oficialmente terminam em 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mas, sabe-se, a luta em favor das mulheres continua... porque as violências contra elas continuam...

* * *

O brasileiro diz amar as mulheres... e pelo visto gosta de matá-las também: segundo o Mapa da Violência de 2015 (a consolidação mais recente), de 1980 a 2013 foram assassinadas 106.093 mulheres. Sabe por quê? Apenas e incompreensivelmente porque... eram mulheres. Dá pra entender? Aceitar? Calar-se?

De 2009 a 2011, pelo menos 16 mil e 900 mulheres foram mortas, segundo o IPEA, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, um competente órgão do Governo Federal.

Faça as contas: 16.900 mulheres assassinadas em três anos corresponde a 15,4 mulheres mortas todo santo dia. Como um dia tem 1.440 minutos, matou-se uma mulher a cada 96 minutos (*).

Ou seja, em apenas três anos (2009/2011), no país do futebol, quando um juiz apitava o final de um jogo, um homem pôs fim à vida de uma mulher.

Definitivamente, um jogo brutal, irracional.

Um jogo em que já se sabe quem vai perder.

Mulheres -- ou ame-as ou deixe-as...

...em paz.

*

Quando o dia de hoje chegar ao fim, 12 mulheres foram assassinadas. 

A cada duas horas, um corpo feminino que se enterra. 

Uma história que se (es)vai. 

Uma violência que não se aceita. 

Uma revolta que se levanta...

...porque investigações não acontecem,...

...punições não ocorrem,...

...e a Justiça não se faz.

*

Homem ou mulher: Você aceitaria essas violências contra VOCÊ?

Então, por que VOCÊ ainda se cala?

-------------------------

Edmilson Sanches, o autor.

(*) Segundo o anuário “Atlas da Violência 2021” (página 36), publicação conjunta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em 2019, foram assassinadas no Brasil 3.737 mulheres (em 2018 foram mortas 4.519 mulheres, 17,3% a mais do que no ano de 2019. Com esses dados mais recentes, de 2019, com 3.737 homicídios contra mulheres, tem-se uma média de 10,23 mulheres mortas por dia, ou uma morte de mulher a cada 140 minutos, todo santo dia...

EDMILSON SANCHES
[email protected]
www.edmilson-sanches.webnode.page . 
Administração - Biografias - Comunicação - Desenvolvimento - História – Literatura
PALESTRAS – CURSOS – CONSULTORIA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários