SÁBADO POÉTICO
BIBLIOTECA BENEDITO LEITE
Joizacawpy Costa é colunista do Facetubes
No último dia 14, aconteceu o Sábado Poético organizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite. Um evento que contou com a colaboração de várias instituições literárias, como, Academia Maranhense de Letras Infanto Juvenil, Academia Maranhense de Trovas, Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, Coletivo de Escritores Maranhenses, Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes, Canto do Cordel e vários escritores independentes.
O Sarau foi uma verdadeira celebração a literatura, numa dinâmica de troca entre escritores e escritores e leitores, assim viajamos nas asas da poesia que nos conduziu por variados estilos e temáticas.
Ao reunir todos esses segmentos literários a Biblioteca fortalece ainda mais a participação tanto de escritores como leitores, fortalecendo nestes o sentimento de pertencimento, ou seja, que essa é casa da leitura, aberta para todo e qualquer cidadão que queira navegar pela literatura, que queira pesquisar os detalhes históricos e se deleitar com tão importante acervo ao qual a biblioteca é guardiã.
Foi anunciado pela diretora da Biblioteca, Aline Nascimento que esse movimento estará em pauta em 2025 para ser realizado de dois em dois meses, com uma nova nomenclatura "Tertúlia Literária", visando agregar instituições escritores e leitores na dinâmica que a literatura merece, ser apreciada, e celebrada como grande primor da humanidade.
Aconteceu ainda a abertura da exposição "Morada da Poesia" que obedece um formato inovador em que o visitante além de ler o que a exposição oferece, pode deixar seu escrito ficando como registro para Biblioteca.
Numa atmosfera muito harmônica o evento foi um sucesso celebrado com muita alegria e satisfação por todos que ali estiveram.
Poema declamado pela poeta Ingrid Fróes:
CIDADE DO LIRISMO
Ilha que hipinotiza
Amores, poetas
Textos dedicados
Palavras despertas
Por tantas flores, cores
Fabulosas tramas
Laços de cultura
Paixões em chama
Aquarela teu céu
Vaivém de historias
Revoar dos guarás
Em belas memórias
De onde tem sal no mar
Contos imersos...
Minha linda beira-mar
Lendas em versos
Reverencio tua existência
Teu becos namoriscos
Culinária esplêndida
Lugar bendito
O descobrir do poeta
Suas criações no papel
Poemas que desnudam
O quadro feito pincel
Sempre atuante
No imaginário do menestrel.
(Ingrid Fróes)