Sábado, 15 de Março de 2025
17°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Matéria especial: Museus a Domicílio /// Sexo com Inteligência artificial /// Polêmica com o livro traduzido por Fernanda Torres, no EUA

Você sabe o que é “ Black Book” ? //// “O Bullying de volta às escolas?”. /// Especial: a volta da MULHER BABAÇU, em grande estilo. /// Essas e outras notícias para ler em três minutos.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: *Editoria de Notícias do Facetubes c/Mhario Lincoln
21/02/2025 às 19h32 Atualizada em 21/02/2025 às 19h59
Matéria especial: Museus a Domicílio /// Sexo com Inteligência artificial /// Polêmica com o livro traduzido por Fernanda Torres, no EUA
Será que vão liberar “modo adulto” do ChatGPT?

Jornal Total do Facetubes

*Editoria de Notícias do Facetubes c/Mhario Lincoln

 

O QUE É O BLACK BOOK?

(*) Em um cenário de crescente busca por representatividade e valorização das identidades, já pensou se existisse um grupo de estudos sobre a comunidade negra? Pois a boa notícia é que ele existe. E se chama " Black Book"! Diante essa conjuntura, há quatro anos, Márcia Bernadete, Fernanda Viana, Eliane Moreira e Cleicia Regina, integrantes do grupo Mulheres Negras de Sucesso, criaram este projeto para ser um espaço de reflexão e fortalecimento para a comunidade negra, onde o conhecimento é uma ferramenta poderosa de resistência e empoderamento. O grupo conta com encontros mensais, de fevereiro a outubro, no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, que fica localizado no seguinte endereço: Avenida Cesário Crosara, 4187, Bairro Presidente Roosevelt, Uberlândia (MG).

ALIÁS, e por outro lado, ganha muita força as bibliotecas negras no Brasil fato que representa, hoje, grandes espaços de resistência cultural e promoção do conhecimento afro-brasileiro. Frente à marginalização da produção literária de autoras e autores negros nos acervos tradicionais, as iniciativas comunitárias e institucionais desempenham um papel fundamental na preservação da memória e da identidade da população afrodescendente no país. Essas bibliotecas não são apenas espaços de acesso à leitura, mas também centros de formação política e cultural, promovendo ações que desafiam a estrutura hegemônica da informação. Anote o endereço de uma delas: Biblioteca Setorial do CCA, Campus II da UFPB, localizado em Areia (PB).

 

O tempo corre!

SEXO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

(*) Em resposta a pedidos para o lançamento de um "modo adulto" do ChatGPT, a OpenAI afrouxou, neste mês, as regras contra pornografia e conteúdos violentos explícitos (que se enquadram na categoria "gore", geralmente associada a sangramentos), que antes eram proibidos de forma taxativa.

VEJA: No caso dos pedidos para a inteligência artificial (IA) gerar textos, áudios ou vídeos de sexo ou violência, o modelo analisará o contexto antes de responder ou recusar-se a fazê-lo. A OpenAI diz que as referências sexuais seriam apenas sugeridas, mas pessoas já publicaram nas redes sociais interações recentes com o chatbot descrevendo cenas de sexo, nomeando partes íntimas e usando expressões de conotação sexual.

 

CURSO DE DESENHO NO CEMITÉRIO

(*) Oficina de desenho artístico ao ar livre, com foco em desenho de observação dos túmulos, paisagens e do estatuário do Cemitério Santa Casa. As esculturas presentes nas sepulturas possibilitam um bom estudo de anatomia humana. Nessa oficina, daremos foco aos estudos rápidos de desenho, produzindo diversos sketches (esboços rápidos), dos diferentes elementos visuais presentes na paisagem do cemitério. Ministrante: Leandro Cholant é artista visual, formado em Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS. Já participou de diversas exposições, e atua como pintor, quadrinista, ilustrador e professor de artes. Observação: Atividade ao ar livre, em caso de chuva a atividade será transferida. Público-alvo: interessados em desenho. Classificação indicativa: a partir de 14 anos.

CONFIRA: Oficina de desenho de observação e Arte Cemiterial. Dia 12 de abril de 2025 • de 14:30 a 17:30. Local Cemitério da Santa Casa. Avenida Professor Oscar Pereira, 423 Azenha. Porto Alegre, RS.

Museu do Cavalo Marinho (PE). Foto: Lúcia Padilha/JC-PE.

 

MUSEUS A DOMICÍLIO

(*) Desenvolvido ao longo de 2023 e 2024, a partir de uma vasta pesquisa bibliográfica e de campo, com uma série de entrevistas realizadas, o projeto Museus Domiciliares nasceu do desejo de entender mais sobre esses espaços pouco ou não reconhecidos por uma ideia convencional de museu, como na foto, do museu domiciliar “Cavalo Marinho”, em Glória do Goitá. Essa destaca museus dentro de residências, promovendo a valorização da cultura popular e da preservação da memória coletiva. (Foto: Lúcia Padilha/JC-PE).

 

Capa do livro.

QUESTÕES AINDA NÃO RESOLVIDAS NOS EUA

(*) "Morango Sardento", livro infantil escrito pela atriz Julianne Moore e banido em escolas dos Estados Unidos, foi traduzido para o português por Fernanda Torres. Ele foi publicado em 2010 pela editora Cosac Naify. O livro saiu do acervo de bibliotecas de escolas administradas pelo Departamento de Defesa possivelmente por trazer ideias relacionadas “à ideologia de gênero ou tópicos discriminatórios da ideologia de equidade", afirma o jornal britânico The Guardian.

 

CUIDADO: VOCÊ PODE CAIR NO GOLTE DO CARNAVAL

(*) O Carnaval é uma das épocas mais festivas do Brasil, marcada por celebrações, viagens e, por incrível que pareça, golpes. Enquanto os foliões estão descontraídos aproveitando a festa, cibercriminosos veem uma oportunidade para aplicar diversos golpes digitais, como phishing e ransomware, que têm apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o país deve faturar R$ 12 bilhões durante os dias de recesso neste ano, 2,1% a mais do que em 2024. Na medida em que a movimentação do comércio sobe, a ocorrência de ameaças cibernéticas também, e é necessária uma atenção especial.

UMA DICA DO Facetubes: O melhor é evitar usar redes de Wi-Fi públicas durante as festividades. A opção ideal é usar o próprio pacote de dados móveis para evitar qualquer transtorno”, reforça Theo. Segundo a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), essas são algumas das fraudes mais comuns que são aplicadas no Brasil, e que se sobressaem ainda mais no período de Carnaval.

 

A VOLTA DAS EMBALAGENS RETORNÁVEIS

(*) O Cazoolo, lab de design de embalagens circulares da Braskem, anuncia parceria estratégica com o iFood, empresa brasileira de tecnologia referência no delivery online, para o desenvolvimento de embalagens retornáveis. A iniciativa buscou diminuir o descarte de resíduos no delivery e incentivar o consumo consciente, sem deixar de lado a experiência do consumidor. O projeto visou validar a embalagem com um grupo de restaurantes e de consumidores, para, no futuro, chegar na fase de planejamento do piloto.

EM TEMPO: o projeto tem grande potencial de impactar positivamente o mercado de delivery. E isso porque tudo foi desenvolvido com uma visão de design centrada no usuário, buscando entregar excelência na operação do restaurante, no consumo do alimento e na devolução da embalagem. Uma pergunta, apenas: e a questão da contaminação nesse vai-e-vem desesperado da indústria do Ifood????

 

MACHADO DE ASSIS ADORAVA PETS?

(*) A Editora Fósforo está prestes a lançar Na Arca: Machado de Assis e os Animais, uma coletânea que reúne contos, crônicas e poemas com um olhar especial sobre a presença dos animais na obra do escritor.

VALE DIZER: Organizada por Fabiane Secches e Maria Esther Maciel, com projeto gráfico de Flávia Castanheira e ilustrações de Gê Viana, a obra revela o carinho de Machado de Assis pelos pets. A ponto de se referir a si mesmo em cartas com apelidos como “Gatinho preto”. Segundo as organizadoras, em vez de apenas figurantes, os animais ganham voz e relevância nas narrativas machadianas, refletindo a visão sensível e atenta do escritor sobre a natureza e seus habitantes.

  

SERÁ QUE VOCÊ TEM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

(*) “Cultive sua inteligência emocional”: Antes de viralizar, esse livro tinha deixado o autor com uma dívida de US$90 mil. Hoje, ele é o mais vendido da Amazon e do New York Times. Veja cinco conselhos do livro mais popular de 2025. Com relação ao livro:

LEIA E REFLITA: 1 - Desenvolva clareza de propósito: defina uma visão clara para sua vida e carreira. Isso serve como uma bússola interna, ajudando a alinhar suas ações com seus valores e objetivos de longo prazo;

2 - Cultive a inteligência emocional: aprenda a reconhecer e gerenciar suas emoções, mantendo a compostura sob pressão. Técnicas como respiração profunda e reestruturação cognitiva podem ser úteis para manter o equilíbrio emocional. Identifique e modifique pensamentos negativos ou distorcidos, substituindo-os por interpretações mais realistas e adaptativas, promovendo o bem-estar emocional;

3 - Adote uma mentalidade de crescimento: encare desafios como oportunidades de aprendizado e veja os erros como parte do processo de desenvolvimento. Isso promove resiliência e uma abordagem proativa diante das adversidades;

4 - Estabeleça hábitos diários de excelência: implemente rotinas que promovam o crescimento pessoal e profissional, como definir metas claras, visualizar o sucesso e refletir sobre o desempenho diário;

5 - Conecte-se com um propósito maior: encontre um propósito que vá além de realizações pessoais, buscando contribuir positivamente para a equipe e a organização. Isso aumenta a motivação e proporciona um senso de realização mais profundo.

 

A HISTÓRIA DO BULLYING DE VOLTA

Integra deste texto de Dayana Garcia (psicóloga e orientadora educacional da educação infantil no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília) está aberto para leitura no seguinte link: https://www.facetubes.com.br/noticia/6216/o-papel-da-escola-e-da-familia-no-combate-ao-bullying

(*) A volta às aulas é um momento de renovação, reencontros e novas expectativas. No entanto, para muitos estudantes, esse período também pode trazer à tona uma preocupação que vai além das provas e lições: o bullying. Esse fenômeno, que envolve agressões físicas, verbais ou psicológicas repetidas e intencionais, pode deixar marcas profundas no desenvolvimento emocional e social de crianças e adolescentes. Por isso, tanto a escola quanto a família têm papéis essenciais na prevenção e no combate a esse problema, trabalhando juntas para criar um ambiente seguro e acolhedor.

 

E A DÍVIDA DE TODOS SÓ AUMENTA

(*) 73 milhões de brasileiros estão endividados. Os números mostram que em 2024 o número de endividamento do brasileiro cresceu, de acordo com levantamento realizado pelo Serasa. Esses números revelam uma realidade preocupante, com adultos que não sabem lidar com o dinheiro. Para que o futuro seja diferente, é necessário começar a plantar agora, começando pelas crianças e adolescentes. Ensinar desde cedo como gerir suas próprias finanças possui um grau de importância igual ou maior aos ensinos de matemática, português ou geografia.

ASSIM: que tal começar a ensinar na rede pública, como administrar o dinheiro de forma saudável, mesmo que sejam quantias pequenas ou médias? Na próxima reunião pedagógica, sugira isso aos diretores da escola onde você, professor ou professora trabalha. O que acha?

 

Dopamina no cérebro.

ESTÃO ENGANDO VOCÊ? HAJA DOPAMINA.

(*) Controlar a dopamina virou moda na internet: o que diz a ciência sobre os mitos em torno do “hormônio da felicidade”? A descarga de dopamina, a abstinência e a desintoxicação são tendências online entre os “gurus do bem-estar”. Mas os especialistas dizem que a ciência por trás dessas frases da moda não se sustenta.

O QUE DIZ A CIÊNCIA: a substância química se tornou uma obsessão entre os “gurus do bem-estar” das redes sociais, os cientistas que a estudam querem deixar claro: a dopamina pode fazer muitas coisas, mas nos fazer “sentir bem” não é uma delas. “A dopamina não funciona dessa forma e certamente não é um ‘termo abrangente para felicidade’”, explica Daniel Dombeck, professor de neurobiologia da Northwestern University, em Illinois (Estados Unidos) que estuda a molécula. A dopamina é um neurotransmissor sofisticado que também age como um hormônio e desempenha papéis essenciais no aprendizado, movimento, memória, atenção, humor e motivação. Embora a dopamina contribua para nossas sensações de prazer, ela não as causa diretamente e definitivamente não age sozinha.

 

COISAS QUE MARCAM

UIMAR JUNIOR E SUA "MULHER BABAÇU", DESTACAM MULHERES MARANHENSES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 3 semanas BSB/DFQue magnífica publicação. Mostrando seu faro jornalístico, em pinçar informações, de cunho muito informativas. PARABÉNS!!! SHOW!!!
Carlos LimaHá 3 semanas SANTAREMMuito bom
MarcioHá 3 semanas TERESINA Excelente evento coluna. Sem o vídeo, li em 2 minutos e pouquinho.
Luiz Carlos TrindadeHá 3 semanas Poeta de Curitiba/ Coxa Branca.Que coisa linda. Mhario Lincoln. Demorei 3 minutos. Sem ver o vídeo, rararara
Mostrar mais comentários