Joizacawpy Costa, exclusivo para a Plataforma Nacional do Facetubes
Com o tema: A LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS E CONEXÕES GLOBAIS, o CEUMA deu início às comemorações pelos 35 anos da instituição. O evento promovido pela Universidade CEUMA foi organizado pelo curso de Letras - Português em parceria com o Núcleo Integrado de Lazer Arte e Cultura que é coordenado pela professora Dra. Karla Castro Soares. Assim aconteceu o primeiro evento referente a essa comemoração, de forma memorável a celebração foi conduzida sob fortes emoções dos presentes tanto palestrantes, convidados e comunidade acadêmica.
A mesa foi composta pelo Professor Dr. Marcelo Nicodemos dos Reis Silva, (UFMA); Professora. Dra. Veraluce da Silva da (AMCLAM); Professora Dra. Maria das Neves Oliveira da Silva Azevedo, (presidente da ATEART); Professora Sônia Maria Corrêa Pereira Mugschl (membro da AML); professor Everaldo dos Santos Almeida (coordenador do curso de letras português da Universidade CEUMA).
Após a execução do Hino Nacional, a palavra foi concedida ao professor Marcelo Nicodemos, que falou sobre o tema enfatizando a Língua Portuguesa como base de comunicação, respeitando os espaços, e sobre a importância de pensar na extensão de forma articulada. Segundo o mesmo todos os lugares, habitam grupos com seus interesses incomuns e observar na pesquisa cada grupo dentro de suas identidades, é muito relevante. É preciso oportunizar a norma culta de forma mais abrangente, sem no entanto ser indiferente a cada realidade. Ir além da gramática sem no entanto desprezar sua importância para significar de forma coerente, sendo o discurso fundamental. Falou ainda sobre a importância da pesquisa para evolução das questões que cabem em contextos que tratam da Língua portuguesa, projetando também, para a Língua Brasileira de sinais e o sebastianismo dando atenção para redes sociais, que fazem parte do contexto social atual.
Em seguida, a professora Veraluce tomou a palavra e iniciou com “Lembranças” crônica de Clarice Lispector, uma verdadeira declaração de amor à Língua portuguesa. A professora Veraluce fez um lindo passeio pelas estradas da língua materna do Brasil destacando que, além de sua importância comunicativa tem um aspecto de beleza especial, tratando ainda sobre a dinâmica da língua que se renova, por não ser estática, sendo bem visível por meio do processo de construção histórica que a torna viva, um exemplo é introdução da Internet nesse acontecimento como marco presente nessa composição "deletar" por exemplo tornou-se palavra usual no cotidiano atual. A professora Vera ambientou sua fala na literatura para falar da importância da Língua Portuguesa na construção de história, presente, passado e futuro.
A professora Maria das Neves introduziu sua fala com questionamentos, de onde vem a língua falada no Brasil? Qual o futuro da língua? este é promissor, segundo pesquisas serão mais de 400 milhões de pessoas falando a língua portuguesa no futuro. Ela enfatizou a questão da língua estrangeira em nosso cotidiano nominando espaços e outros, e por que não nominar em português? Afinal estamos no Brasil.
A origem vem do lácio na Itália do latim vulgar influenciada por outras línguas, galego português, até se tornar a língua portuguesa brasileira. Com destaque para contribuição da cultura africana e indígena com influência cultural na composição da nossa língua falada no Brasil.
A professora Sônia Almeida destacou a Língua portuguesa e a que falamos, enfatizando a importância das primeiras experiências com a língua ainda na infância. De acordo com esta, a estruturação da língua perpassa por vários processos de aspectos psicológicos e aspectos históricos, incluindo conexões globais, dentro da perspectiva de construção, a questão das emigrações para outros países tem influência nessa perspectiva a língua em movimento se reinventando.
O professor Everaldo Moreira falou sobre a questão curricular, pois segundo este fala-se muito em currículos, mas esquecem que pessoas fazem currículos, no sentido de todas as experiências de aprendizagem pela qual passa cada profissional, cada estudante, cada pesquisador sendo importante a congregação de vários cursos não só o de Letras.
O evento se estendeu com homenagem ao Professor Ramiro Azevedo pioneiro do curso de letras do CEUMA, com certificado de Honra ao Mérito.
LANÇAMENTO
Outro momento importante foi o lançamento oficial do edital da Antologia comemorativa dos 35 anos da Universidade CEUMA, anunciado pela professora Karla Castro, tendo como parceira a Editora Invitro e como organizadora a poeta, professora, escritora Maura Luza Frazão.
Estiveram presentes nessa celebração, representantes da AML, ATHEART, AMCLAM, ALMA, APB e C.E.M.