Facetubes (Santa Inês-MA). - Os poetas Evilásio Júnior, Luiza Cantanhêde, Luis Henrique, Maura Luza Frazão, além de Paulo Rodrigues participaram da mesa de debate: a importância da literatura contemporânea na universidade.
Os acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Maranhão ficaram entusiasmados com o nível das reflexões e perceberam que o referido coletivo tem compromisso com a política de formação de leitores no Brasil.
Além do diálogo necessário com a academia, os autores apresentaram uma síntese das ações que estão desenvolvendo no Vale do Pindaré. Destacaram com ênfase a importância de oferecer a palavra simbólica para os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras.
"Estar no espaço acadêmico foi fundamental para refletirmos sobre o papel da literatura contemporânea na universidade. Falar de literatura hoje é também falar de escuta, de presença, de disputas simbólicas. É reconhecer que ela nos chama a pensar com o corpo, com a rua, com a favela", disse a acadêmica APB, Luiza Cantanhêde.
E continuou: "ao trazer essas vozes para dentro da universidade, rompemos com silêncios antigos e abrimos espaço para novas formas de saber e existência. Reconhecendo a importância de incentivar a leitura a partir do livro literário, o coletivo Vozes do Vale criou o projeto Poesia em Movimento. A iniciativa tem como objetivo percorrer escolas públicas do Maranhão, promovendo debates relevantes com estudantes e professores sobre a presença e a força da poesia contemporânea em sala de aula. Por meio dessa ação, buscamos valorizar a literatura como ferramenta de reflexão, expressão e transformação, aproximando estudantes e professores da potência criativa da palavra". Em tempo: Luiza Cantanhede venceu o Prêmio Nacional Off Flip 2023.