Editoria de Cultura
O coletivo Vozes do Vale realiza atividades nas escolas públicas do Maranhão através do projeto Poesia em Movimento, que leva palestras, música e literatura contemporânea para uma reflexão humana com os alunos maranhenses. O referido projeto deve percorrer faculdades e bibliotecas também, porque é necessário formar o leitor proficiente.
Anna Liz, Carlos Vinhorth, Evilásio Júnior, Luiza Cantanhêde, Luís Henrique e Paulo Rodrigues são os fundadores desse coletivo. Afirmam que vão abrir edital para incorporar outros escritores do Vale do Pindaré, ainda no primeiro semestre de 2025.
E estão elaborando um concurso literário nacional para divulgar e incentivar a produção do texto literário, nessa quadra histórica.
Estão iniciando as atividades em Santa Inês e Pindaré-Mirim, nos dias 27 e 28/03. É a segunda vez que o IEMA Pleno de Pindaré recebe o Coletivo Vozes do Vale. Os alunos protagonistas irão participar com trabalhos autorais e apresentações musicais.
"A escola é um espaço fundamental para a formação do leitor. Os escritores, os poetas devem dialogar com os estudantes mostrando a importância do contato com o texto simbólico, com a palavra erguida, com a poesia. Certamente, muitos serão capturados pelo encantamento da literatura e se tornarão leitores para a vida intera", comentou Paulo Rodrigues.
"O projeto Poesia em Movimento, desenvolvido pelo Coletivo Vozes do Vale, desempenha um papel essencial na valorização da cultura local, incentivando a leitura, a escrita e a apreciação da poesia produzida na região. Ao reunir escritores, poetas e leitores, o projeto fortalece a identidade cultural e cria oportunidades para o aprendizado e a expressão artística. Nesse contexto, a realização de palestras nas escolas torna-se uma ação estratégica para aproximar os estudantes da literatura, despertando neles o interesse pela produção textual e pelo conhecimento das histórias e vozes da sua própria terra", afirmou a poeta Luiza Cantanhêde