
Joizacawpy Costa integra a equipe de colaboradores da Plataforma Nacional do Facetubes.
Somos um grande e complexo mosaico literário e cultural, desse modo o trabalho de reedição de escritores dos mais variados estilos se faz necessário se assim pretendemos alimentar nossa sociedade de cultura e também oferecermos referências para novos leitores e escritores. Dentre as obras trazidas a lume pelo grupo estão: A Literatura Maranhense, Reis Carvalho; As Promessas, Laura Rosa; A Vela de Cera, João Clímaco Lobato; Por onde Deus não Andou, Godofredo Viana; Madrugada Negra, Viriato Corrêa; Miss Mary, Viriato Corrêa.
No dia 30 de outubro, aconteceu na Casa de Cultura Josué Montello o lançamento do romance O Diabo do escritor João Clímaco Lobato, mais uma obra para o rol de reedição do GELMA.
Para orientar os presentes no evento, os professores Dino Cavalcante coordenador do grupo GELMA, José Neres e Mauro César, trouxeram a lume o debate sobre a obra de Lobato.
E como ponto importante da palestra, apresentação da classificação do romance, primeiramente com características gótica, depois o questionamento, um romance considerado fantástico ou não? Os primeiros estudos indicam traços fortes do fantástico, as pesquisas mergulham no sentido de aprofundar essa questão.
A narrativa é de uma escrita primorosa no que se refere ao gênero, "romance" o autor prima por detalhes que permitem ao leitor construir aspectos de personagens, cenários e situações que lhes possibilitam viajar no enredo oferecido. No corpo da obra ele oferece também a poesia, apesar de uma narrativa com aspectos misteriosos e recursos que remetem ao sombrio, encontramos também a leveza poética.
A história é instigante e o autor de forma precisa fez um trabalho que conduz ao ganho do leitor.
Essa narrativa traz ideias relacionadas às ações humanas, principalmente questões morais, além dessas questões outros temas importantes relacionados a condição humana, estão contidos em detalhes na obra.
Deixo aqui uma questão, o que de fato tem por trás do "Diabo" de Clímaco Lobato?
É preciso ler a obra para descobrir e garanto que aqueles que decidirem pela leitura não se arrependerão.
Além das palestras houve também participação de leitores que foram arrebatados pela história, dando feedback de suas leituras, e lendo trechos da obra para o público presente.
"Essa flor-linda donzela,
Representa meu amor:
Não a percas; cuidadosa
Guarda bem a essa flor."
Trecho da obra O Diabo, de Clímaco Lobato.
Um resumo em versos.
Lançamento de "O Diabo", de João Clímaco Lobato
Um livro bem interessante
Que prendeu minha atenção
Com uma história marcante
Suspense, amor e emoção.
Com um enredo bem contado
Em riqueza de detalhes
Retratando o passado
Agora com novidades
Num ebook ilustrado
Estiloso, bem trabalhado
Modernizando o passado
De João Clímaco Lobato
Um lançamento diferente
De uma obra inusitada
O GELMA surpreendente
Segue assim sua jornada!
Jonilson Bogéa.•.
Mín. 15° Máx. 22°