Segunda, 27 de Julho de 2026 01:50
(xx) xxxxx-xxxx
Blogs e Colunas GELMA

Lançamento do romance “O Diabo” de João Clímaco Lobato (reedição GELMA)

O grupo GELMA tem feito um grande trabalho no que se refere a literatura maranhense, resgatando obras e autores maranhenses importantes para nossa história. 

03/11/2025 17h09 Atualizada há 9 meses atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
Colunista Joizacawpy Costa. Na mesa, Joseane, Dino Cavalcante, José Neres, Maura César.
Colunista Joizacawpy Costa. Na mesa, Joseane, Dino Cavalcante, José Neres, Maura César.

Joizacawpy Costa integra a equipe de colaboradores da Plataforma Nacional do Facetubes.


Somos um grande e complexo mosaico literário e cultural, desse modo o trabalho de reedição de escritores dos mais variados estilos se faz necessário se assim pretendemos alimentar nossa sociedade de cultura e também oferecermos referências para novos leitores e escritores. Dentre as obras trazidas a lume pelo grupo estão: A Literatura Maranhense, Reis Carvalho; As Promessas, Laura Rosa; A Vela de Cera, João Clímaco Lobato; Por onde Deus não Andou, Godofredo Viana; Madrugada Negra, Viriato Corrêa; Miss Mary, Viriato Corrêa.


No dia 30 de outubro, aconteceu na Casa de Cultura Josué Montello o lançamento do romance O Diabo do escritor João Clímaco Lobato, mais uma obra para o rol de reedição do GELMA.

Continua após a publicidade


Para orientar os presentes no evento, os professores Dino Cavalcante coordenador do grupo GELMA, José Neres e Mauro César, trouxeram a lume o debate sobre a obra de Lobato.


E como ponto importante da palestra, apresentação da classificação do romance, primeiramente com características gótica, depois o questionamento, um romance considerado fantástico ou não? Os primeiros estudos indicam traços fortes do fantástico, as pesquisas mergulham no sentido de aprofundar essa questão. 

 

D. Irene Costa tem participado ativamente das atividades GELMA.

A narrativa é de uma escrita primorosa no que se refere ao gênero, "romance" o autor prima por detalhes que permitem ao leitor construir aspectos de personagens, cenários e situações que lhes possibilitam viajar no enredo oferecido. No corpo da obra ele oferece também a poesia, apesar de uma narrativa com aspectos misteriosos e recursos que remetem ao sombrio, encontramos também a leveza poética.


A história é instigante e o autor de forma precisa fez um trabalho que conduz ao ganho do leitor.
Essa narrativa traz ideias relacionadas às ações humanas, principalmente questões morais, além dessas questões outros temas importantes relacionados a condição humana, estão contidos em detalhes na obra.
Deixo aqui uma questão, o que de fato tem por trás do "Diabo" de Clímaco Lobato?


É preciso ler a obra para descobrir e garanto que aqueles que decidirem pela leitura não se arrependerão. 
Além das palestras houve também participação de leitores que foram arrebatados pela história, dando feedback de suas leituras, e lendo trechos da obra para o público presente.

Continua após a publicidade

"Essa flor-linda donzela,
Representa meu amor:
Não a percas; cuidadosa
Guarda bem a essa flor."

 

Trecho da obra O Diabo, de Clímaco Lobato. 

Capa.


Um resumo em versos.
Lançamento de "O Diabo", de João Clímaco Lobato

Um livro bem interessante 
Que prendeu minha atenção 
Com uma história marcante
Suspense, amor e emoção.

Com um enredo bem contado
Em riqueza de detalhes
Retratando o passado
Agora com novidades

Continua após a publicidade

Num ebook ilustrado
Estiloso, bem trabalhado
Modernizando o passado 
De João Clímaco Lobato

Um lançamento diferente
De uma obra inusitada
O GELMA surpreendente
Segue assim sua jornada!

Jonilson Bogéa.•.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Marta Ferreira Há 9 meses atrásCururupu MaExcelente narrativa! Parabéns, Joizacawpy pelo seu magnífico trabalho!
Antonio QueirozHá 9 meses atrásSão Paulo SPQuero parabenizar o autor João Clímaco, que abrilhanta a arte literária com o lançamento da sua Obra, bem como o envolvimento de todas e de todas no evento de suma importância.
Mostrar mais comentários
Joizacawpy Costa
Sobre Joizacawpy Costa
Sobre assuntos relacionais ao Mundo da arte brasileira.
Curitiba, PR
Atualizado às 00h01
14°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 21°

14° Sensação
1.47 km/h Vento
92% Umidade do ar
17% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/07)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo limpo
Quarta (29/07)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias