Sexta, 25 de Setembro de 2026 14:14
(xx) xxxxx-xxxx
Cidades Especiais

AMCLAM BRILHA NA 19ª FELIS. Mais uma participação elogiosa.

Assessoria da AMCLAM c/Cel Carlos Furtado

25/09/2026 12h32
Por: Mhario Lincoln Fonte: Assessoria da AMCLAM c/Cel Carlos Furtado
Cel. James, chefe do EM da PMMA, Cel. ExB Alberto, Desembargador Ricardo Dualibe, presidente do TJMA e Cel. Carlos Furtado, presidente da AMCLAM
Cel. James, chefe do EM da PMMA, Cel. ExB Alberto, Desembargador Ricardo Dualibe, presidente do TJMA e Cel. Carlos Furtado, presidente da AMCLAM

Assessoria da AMCLAM c/Cel Carlos Furtado

O estande da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA, na 19ª Feira do Livro de São Luís – FELIS, recebeu um público qualificado para prestigiar o Elogio ao Patrono da Cadeira nº 23, Coronel Carlos Salim Duailibe, proferido pelo acadêmico Coronel QOEM James Ribeiro Silva, seu atual ocupante. Na oportunidade se fizeram presentes acadêmicos, professores, o filho do homenageado Cel. ExB Alberto Furtado Duailibe e sua esposa Sra. Denise Maria Sabo Rigo Dualibe, o primo Ricardo Dualibe, desembargador \Presidente do Tribunal  de Justiça Militar e convidados.
A atividade integra o Ciclo 2026 – VIII Edição, iniciativa que proporciona ao acadêmico a oportunidade de pesquisar e apresentar a trajetória de seu patrono, resgatando aspectos de sua vida, carreira e contribuição para a sociedade e para as instituições às quais serviu.

 

Continua após a publicidade
O Patrono.

O PATRONO

O Coronel Carlos Salim Duailibe teve destacada participação na história da Polícia Militar do Maranhão. Oficial do Exército Brasileiro, então tenente-coronel, foi convidado a comandar a PMMA, assumindo o posto em 20 de abril de 1971 e permanecendo à frente da Corporação até 21 de maio de 1975.

Segundo o professor Domingos Vieira Filho, em A Polícia Militar do Maranhão – Síntese Histórica, sua gestão conferiu nova consistência à Corporação, especialmente pela política de interiorização e expansão do policiamento, que até então se concentrava predominantemente na capital.

Nesse processo, foram instaladas unidades em diferentes municípios maranhenses. Em 31 de março de 1973, foi inaugurado o quartel do 2º Batalhão, em Livramento, atual Peritoró. No ano seguinte, a presença policial foi ampliada para Pindaré-Mirim, Imperatriz, Caxias e Barra do Corda.

 

Continua após a publicidade

Entre as iniciativas de sua administração destacam-se a instalação do Serviço de Assistência Social, em 7 de julho de 1973; a implantação da Rádio Patrulha, em 15 de março de 1974; e a criação da Bandeira da Polícia Militar do Maranhão, em 26 de agosto daquele ano.

Continua após a publicidade

Em 3 de janeiro de 1975, o comando prestou significativa homenagem ao Sargento Antônio de Jesus Chagas, integrante da Corporação que havia concluído o curso de Medicina pela Fundação Universitária do Maranhão, atual Universidade Federal do Maranhão. Posteriormente, tornou-se médico estagiário da PMMA e alcançou o posto de tenente-coronel antes de passar para a reserva remunerada.

O Coronel Duailibe também promoveu o reequipamento do Corpo de Bombeiros e introduziu métodos administrativos compatíveis com os recursos tecnológicos de processamento de dados disponíveis naquele período.
Sua passagem pelo comando constitui, assim, um capítulo relevante da trajetória da PMMA, especialmente pela expansão territorial, modernização administrativa e fortalecimento de estruturas operacionais e de assistência.

Muito prestigiado o evento.

O PALESTRANTE

O Coronel QOEM James Ribeiro Silva, atual Chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Maranhão, construiu uma trajetória singular na Corporação.

Oriundo da base, ingressou na PMMA em 1993, como soldado, posteriormente realizando o Curso de Formação de Oficiais – CFO/UEMA/PMMA. Ao longo da carreira, exerceu funções operacionais, administrativas e de comando, inclusive na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão – SSP-MA.


Em 12 de junho de 2026, foi nomeado pelo Governador do Estado para a chefia do Estado-Maior Geral, assumindo a missão de coordenar o planejamento institucional da Corporação.

Continua após a publicidade


Sua atuação também se estende ao campo acadêmico e histórico. É organizador da obra Legislação Básica da Polícia Militar do Maranhão e coautor de Polícia Militar do Maranhão: Apontamentos para sua História, contribuindo para o registro e a preservação da memória policial-militar maranhense.


Possuidor de diversas condecorações, é casado com Izele Costa Ferreira Ribeiro, primeira oficial de Náutica da Marinha Mercante, com quem tem dois filhos, Samuel James Ferreira Ribeiro e Sofia Ferreira Ribeiro.

 

Continua após a publicidade

MEMÓRIA E CULTURA

O encontro promovido pela FALMA durante a 19ª FELIS reafirma o papel das academias como espaços de preservação da memória, valorização da história e difusão do conhecimento.

Ao pesquisar e apresentar a trajetória do Coronel Carlos Salim Duailibe, o Coronel James Ribeiro Silva presta homenagem ao patrono e, simultaneamente, contribui para manter viva uma importante página da história da Polícia Militar do Maranhão.

A participação da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM nesse movimento cultural reforça seu compromisso com a preservação da memória, a produção intelectual e a integração entre as instituições acadêmicas e militares.

Na 19ª FELIS, história, literatura e memória institucional encontraram-se no estande da FALMA, em mais uma expressiva demonstração da presença e da contribuição da AMCLAM para a cultura maranhense.

 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares
Sobre COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares
Coluna sob a responsabilidade da AMCLAM.
Curitiba, PR
Atualizado às 11h01
18°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 25°

18° Sensação
1.03 km/h Vento
80% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)

Mín. 15° Máx. 28°

Tempo limpo
Domingo (27/09)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias