Sábado, 15 de Março de 2025
17°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Festa de Carnaval do CEM: “DESMASCARANDO PALAVRAS”

Joizacawpy Costa, convidada da Plataforma Nacional do Facetubes.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
28/02/2025 às 15h54 Atualizada em 28/02/2025 às 16h31
Festa de Carnaval do CEM: “DESMASCARANDO PALAVRAS”
Muita honrada. A Fantasia FENIX foi 1o. Lugar.

Joizacawpy Costa

 

Um carnaval poético, assim eu defino a noite do dia 22 de fevereiro de 2025  para o Coletivo de Escritores maranhenses um baile pensado para diversão, para o exercício da criatividade poética e para liberdade das emoções.

No salão  do Espaço Zen Escola de dança, confrades, confreiras e amigos do C.E.M se encontraram para extravasar sua alegria e suas emoções, não, não  foi apenas um baile de carnaval, foi um resgate da cultura maranhense, todos os participantes devidamente mascarados, e para completar a beleza da festa muitos capricharam na fantasia.

Pelo salão além  dos foliões, foi possível ter um momento cultural embalado por uma rica  cultura poética, pois os membros dessa confraria fizeram suas próprias composições musicais de marchinha ou paródias que deram um espetáculo de criatividade e de harmonia entre poesia e música.

Uma das atrações da festa foi o tão  tradicional Fofão, esse importante personagem da cultura maranhense que estava se perdendo e que vem sendo resgatado pelo contínuo trabalho do artista Uimar Gama Júnior, o Fofão deu um show de evolução no salão, com sua bela fantasia e seus tradicionais adereços a varinha e a boneca.

Animação total.

 

Um baile que prova a resistente da poesia em meio a tanta diversidade cultural, e mesmo que nossas ações não  ganhem proporções gigantescas como muitos outros seguimentos culturais seguimos nós, com uma consciência muito sólida sobre o nosso valor e a nossa importância no meio cultural.

 

Ray Brandão (CEM) e o fofão.

*Bloquinho dos poetas*

 (Ingrid Fróes)

 

No bloquinho do Carnaval eu vou para o C.E.M

espalhando meus versos os poetas vão além

 II

Tem quem se renda a um belo poema de amor

Bonito soneto, um tal sábio trovador

Um meigo passarinho, o rouxinol do bem

Bela Maura Luza, um colibri de cores meu bem

  III

 

Tem versejo, confete, explosão de Carnaval

Alegria em cordel, aquele belo astral

Magia, palavra, inspiração textual

Coletivo mais lindo, nunca vi nada igual

 

VÍDEO BÔNUS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Maria Nauza Luza Martins Há 2 semanas Brasília/DF Parabéns querida Joizacawpy. Sou muito sua fã. Você me representa. Salve salve!
Ingrid Fróes Há 2 semanas São Luís Maranhão Uma honra fazer parte desta confraria! Que colunista maravilhosa. Parabéns Joisa Cawpy pela brilhante matéria.
Djanira MattosHá 2 semanas São Luís MAParabéns pela vitória. A Ray está linda também. Parabéns moçada.
Mostrar mais comentários