Sexta, 24 de Janeiro de 2025
17°C 31°C
Curitiba, PR
Publicidade

SEMANA DO LIVRO INFANTIL: Coletivo de Escritores Maranhenses promove ação literário na UEB Dr Oliveira Roma em alusão ao dia do livro infantil.

Especial da nossa correspondente APB, professora e poeta Joizacawpy Costa

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
20/04/2024 às 20h52 Atualizada em 20/04/2024 às 21h43
SEMANA DO LIVRO INFANTIL: Coletivo de Escritores Maranhenses promove ação literário na UEB Dr Oliveira Roma em alusão ao dia do livro infantil.
Original do texto.

 

Semana do Livro Infantil

 

Joizacawpy Costa

O dia do livro infantil foi criado pela lei 10.402 de 8 de janeiro de 2002 em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato que muito contribuiu com a nossa literatura, em especial com a literatura infantil.

 

Com muito entusiasmo, gratidão, imbuídos pelo desejo de plantar a semente do amor aos livros, Membros do C.E.M promovem a primeira ação do projeto "BRINCALETRANDO: vem brincar e ler com o CEM" que tem como objetivo despertar o interesse das crianças pelos livros, o gosto pela leitura e apreciação pela arte de escrever.

 

A ação foi dividida em momentos em que cada membro presente fez suaa presentação.  Primeiro a Walterline Maia envolveu as crianças com a história de seu livro ANABELA A ABELHINHA AUTISTA,como suporte para contar a história Wal usou a bonequinha Anabela, as crianças se encantaram e participaram, inclusive mostrando seus conhecimentos acerca do autismo. Em seguida Ingrid Fróes envolveu as crianças numa atmosfera mágica cantando e dançado com eles  ela seguiu contando a história da princesa dentitinha de sua autoria levando uma mensagem de cuidados com o corpo.

 

Maria José Lima,  Ingrid Fróes,  Margareth, coordenadora da escola, Wal Maia e Joizacawpy Costa.

 

Maria José Lima participou contando a história do livro "O Principe João" cuja temática tratava de bons modos e respeito para com o outro.

 

Esta colunista fez sua participação apresentando sua obra EMBALOS INFANTIS e declamou o poema brincadeiras. Em seguida houve sorteio de brindes embalados pela dinâmica da sombrinha girante.

 

BRINCADEIRAS

Amarelinha

Dança de roda

Cabo de guerra

Brincadeiras na escola.

 

Esconde -esconde

Pula corda

Jogo de dama

Quebra cabeça

É isso que a criançada gosta.

 

Ouvir histórias fantásticas

Fantasmas, fadas gnomos

Principe, princesa

Cavalo alado

Flor que fala

E nuvens encantadas.

(Joizacawpy Muniz Costa)

 

 Para finalizar Wal Maia usou a estratégia da roleta literária para envolver as crianças na temática do autismo.

O Coletivo ficou muito feliz em poder chegar a novos leitores os quais muitas vezes precisam de um incentivo maior, e tudo começa  na infância.

"Ainda faço livros onde as nossas crianças possam morar"

Uma festa linda.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Goreth Há 6 meses São Luís. Maranhão Muito produtivo
LEOPOLDO GIL DULCIO VAZHá 9 meses Escolha um EstadoO que? aqui, ao lado de casa, e eu nem soube??????
GORETH PEREIRAHá 9 meses SÃO LUÍS MARSNHÃOPARABENIZAR TODAS E A INTEGRANTE DO CANTO DO CORDEL INGRID FRÓS CORDELISTA E CONTADORA DE HISTÓRIA E AS DEMAIS COLEGAS.PARABÉNS MARIA JOSÉ, WAL MAYA, JOIZA
Maria ReginaHá 9 meses São Luís, MADeve ter sido mesmo encantador! São iniciativas lindas, que comunicam o belo, o necessário à criança através da arte literária!
Tereza SantosHá 9 meses São Luis-MaranhãoUma interação valiosa para a construção de potenciais leitores e escritores! Excelente ação do Coletivo de Escritores Maranhenses!
Mostrar mais comentários