Joizacawpy Costa
A 17ªFelis fez jus ao título de Cidade dos Livros, com louvor pela valorização dos autores e profissionais das letras maranhenses.
A 17ª FELIS de São Luís-MA, aconteceu sob uma atmosfera guiada por seu espaço denominado "Cidade dos livros", como patrono da feira teve a exaltação a Viriato Correia, uma justa e merecida homenagem a um dos mais brilhantes escritores maranhense, a feira transbordava Cazuza em toda sua estrutura. Como homenageados Laura Rosa, Coelho Neto, e Justo Jansen, mais um importante resgate de nomes tão importantes de nossa literatura.
No espaço da feira aconteceram muitos eventos, abrangendo crianças, jovens e adultos, oferecendo espaços para o incentivo à leitura e porque não a inspiração literária criativa. Palestras com temas importantes, bate-papo necessário, performance, declamação, inclusive revelando talentos literários e teatrais.
Um dos aspectos que considero relevante, foram os lançamentos de autores maranhenses durante a feira, todos os dias houve lançamentos diversos, e acredito que esse seja um forte recorte da São Luís da letras que um dia foi denominada Atenas Brasileira, uma forte energia concreta nos ofereceu essa dimensão, ou seja, que em nossa cidade a literatura está mais viva que nunca.
Venho trazer a lume a revelação de muitos escritores iniciantes ou mesmo que seguem na perspectiva do anonimato. Por meio do planejamento da feira foi oportunizado um espaço específico para os autores lançarem suas obras e isso foi um grande diferencial da 17ª FELIS, oportunizou a todos escritores um espaço que lhes valorizou. A feira foi uma realização, da prefeitura de São Luís, por meio da SEMED e SECULT
Apresento como um mosaico alguns momentos importantes da feira em 2024, em especial escritores e escritoras muitos iniciantes, que tiveram oportunidade de lançarem suas obras em tão importante evento.
(01) “Entranhas do meu Ser” de Amanda Amorim. Apresenta temática que perpassam a vida da autora, a psique humana e autoconhecimento. (02) Ingrid Fróes Ray Brandão. Cordel Infantil “0 Lobo no Nordeste” de Ingrid Fróes. Cordel ludico com intenção contagiante envolvendo temáticas para abordagem com crianças. (03) “Infinitas Inspirações" de Adriana de Jesus silva é um convite à descoberta e à renovação do olhar sobre o cotidiano, mostrando que a inspiração está ao nosso redor, esperando para ser encontrada em cada momento.
********
(4) As faces poéticas de Janete Carvalho, as poesias trazem poesias com temáticas sobre o amor, a vida, a paz, a guerra, a família, a mulher, os filhos, etc. a ideia romântica da linguagem poética. (05) Aninha e a Dança do Bumba meu Boi de Milanya Caminha aborda a temática junina no Maranhão que acontece no mês de junho mas na imaginação da Aninha o bumba meu boi, acontece o ano todo. (06) Autismo em Cordel -Autismo e Escola: vamos falar agora? De Tereza Cristina, trata da temática inclusiva abrangendo especificidades do tema da obra.
********
(7) Amor com Amargo Sabor de Mires France Almeida Pereira, temática do livro aborda as controvérsias do Amor. (08) “Era uma Vez... uma Mamãe Rolinha” de Maura Luza Frazão, história infantil com resgate da tradição oral passada de sua família de geração para geração.
(09) Maus dos desencontros de Marta Ferreira , é um romance cuja temática aborda a transfobia.
********
(10) Lena a Garotinha sonhadora de Walterline Maia, traz em sua abordagem resgate de brincadeiras e a importância da amizade, respeito as diferenças dentre outros. (11) Mulheres Arretadas de Kátia Cilene, é um cordel que aborda o valor das mulheres, sua força e sua liberdade para fazer e estar onde quiser. (12) Eu, ela e todas nós de Luzinete Silva, aborda a temática que envolve vozes femininas unidas pela narrativa e pela poesia.
********
(12) Maria Goreth Mulher de Admirar de Valdemiro Implacável, uma homenagem a cordelista Goreth Pereira. Viriato Correia O poeta do Maranhão de Goreth Pereira homenagem ao poeta; (13) Um Canto de Inspiração ao Tambor de Crioula de Angélica Pereira. (14) O voo da Poesia de José Carlos Sanches, um livro de poesia obra que nos remete ao lirismo dos versos do autor que passeia no universo de sentimentos.
Vídeo-Bônus
O ator e performer Uimar Jr. fez uma emocionante abertura do Seminário de Biblioteconomia na 17ª Feira do Livro de São Luís do Maranhão, interpretando o renomado escritor maranhense Viriato Corrêa, patrono desta edição da Feira. O ator e performer Uimar Jr. deu início ao Seminário de Biblioteconomia (parte da programação da 17ª Feira do Livro de São Luís do Maranhão) com uma interpretação memorável do escritor maranhense Viriato Corrêa. Corrêa, nascido em Pirapemas (MA) em 1884, é um dos maiores nomes da literatura maranhense e brasileira. Ele foi um verdadeiro polímata, atuando como escritor, professor, jornalista e advogado. As obras de Viriato Corrêa, especialmente seus textos teatrais e livros de literatura infantil, como o clássico "Cazuza", continuam a encantar gerações até os dias de hoje. A homenagem feita por Uimar Jr. trouxe à tona a importância e o legado de Corrêa, destacando sua contribuição inestimável para a cultura e a literatura do Brasil.
Mín. 16° Máx. 19°