
Coluna de Esmeralda Costa: Cordel Brasileiro
O nome Luiz Gonzaga do Nascimento, é um dos mais biografados da história do nordeste ou porque não dizer no Brasil, junto a ele estão também os nomes de Padre Cícero Romão, o "Padim Ciço" do Juazeiro do Norte e o de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso cangaceiro "Lampião"
A coluna Cordel Brasileiro, enfatiza desta vez o nome Luiz Gonzaga, considerando principalmente os 110 anos do seu nascimento, para isto, trazemos uma resenha cordelizada da obra Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento que é fruto de muitas pesquisas realizadas pelo jovem autor Paulo Vanderley um gonzagueano que desde menino tem enorme carinho pelo rei do baião. É o que a gente chama de fã de carteirinha desde criança.
O Cordel resenha, intitulado "Menino Paulo Vanderley, Contando e Encantando 110 anos do Rei". O cordel é fruto da parceria Pedro Sampaio e Esmeralda Costa. Então vamos conferir essa resenha cordelizada:
Esmeralda convidou
E de cara eu aceitei
Asa Branca então voou
Pra ver Paulo Vanderley
Menino filmou desdita
Registrando numa fita
Partida do nosso Rei.
Menino cinegrafista
Que virou Gonzagueano
Da Cultura um ativista
Pesquisador soberano
Acervista de valor
Ao Baião tem grande amor
E no sonho um grande plano.
O plano de escrever
Mega livro diferente
Trabalhou para nascer
Pro Brasil grande presente
A Samarica Parteira
Com sua Alma altaneira
E fez um parto envolvente.
O livro Cento e Dez Anos
De Luiz "O Nascimento"
Para Gregos e Troianos
Contemplarem o momento
Mostrar a Sina e a Saga
Do Rei Eterno Gonzaga
Em supremo lançamento.
Livro feito com esmero
Edição sensacional
Eu digo e não exagero
Já é recorde mundial
E de A à Z no alfabeto
É o livro mais completo
E não se tem nada igual.
Uma obra pra exaltar
Fazer grande louvação
Nasceu para festejar
Cento e dez de Gonzagão
Do baião eterno rei
Viva Paulo Vanderley
O autor da criação.
Livro tecnicamente
É tesouro precioso
Conteúdo ricamente
Mostra Paulo estudioso
Da obra gonzagueana
É com fibra, garra e gana
Projeto vitorioso.
É resenha feito raio
Sobre a obra num cordel
Convidei Pedro Sampaio
Pra girar o carrossel
Pra entrar na parceria
Respondeu com alegria
É mais um para o plantel.
Confira na íntegra em:
https://cantinhopo.blogspot.com/2023/08/menino-paulo-vanderley-contando-e.html
Cearensidade em Música e Poesia
O projeto Cearensidade Gonzagueana em Música e Poesia que foi idealizado pelo poeta Pedro Sampaio em parceria com o poeta e músico JotAlencar realizou um brilhante trabalho oportunizando aos poetas cearenses a publicação de cordéis onde os poetas versam a relação de Luiz Gonzaga com os seus municípios. Cordelistas de 14 cidades se dedicaram e cordelizaram trabalhos magníficos!
A Relação de Luiz Gonzaga com os municípios cearenses
As cidades cearenses que aderiram à proposta do projeto foram: Fortaleza, Caucaia, Quixadá, Quixeramobim, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, São João do Jaguaribe, Araçatuba, Caridade, Groaíras, Reriutaba e Campos Sales. Na cidade teve até lançamento na Estação cultural Ecopedagógica. O lançamento pode ser acompanhado através do link:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=218836060594497&id=100003596815944&mibextid=2JQ9oc
ACLC, dois anos de existência!
A Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC) celebrou no último 23 de agosto o seu segundo aniversário. Na ocasião, os membros se reuniram por meio de assembleia geral para realizar a eleição da nova diretoria que guiará a Academia pelos próximos dois anos. A nova diretoria é composta da seguinte forma:
Presidente. Charles Melo
Vice-presidente. Pedro Sampaio
Primeiro Secretário. Lucivânio Correia
Segunda Secretária. Lindicássia Nascimento
Primeira tesoureira. Artemiza Correia
Segundo tesoureiro. Luiz Ademar
Primeira Diretora de comunicação. Esmeralda Costa
Segunda Diretora de comunicação. Kênia Diógenes
Conselho Fiscal: Escrivão Joaquim Furtado, Antonio Hélio e José Roberto
Suplentes do Conselho Fiscal: João Rodrigues e Araquém Vasconcelos
Alguns membros da Academia homenagearam a Arcádia glosando o mote: Sou poeta do Cordel/ Eu sou ACLC, que é de autoria da poetisa Esmeralda Costa. Confira no vídeo; https://youtu.be/XsdeUKy2p60?si=NmJ8bUIYaUPCwYet
SEBRAE/CE e ABL promovem a Festa da Literatura de Cordel
Com o objetivo de promover a Festa da Literatura de Cordel (FLIC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas o Ceará lançou no último 02 de agosto em parceria com a Academia Brasileira de Letras um grande evento para a literatura de cordel que acontecerá em Fortaleza nos dias 27 e 28 de outubro em Fortaleza (CE). Uma parceria que promete o desenvolvimento de estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados à produtividade da literatura de cordel enquanto patrimônio imaterial do Brasil e às questões culturais e econômicas que englobam os nove estados nordestinos. Mais informações no link que segue:
https://youtu.be/pK26UundBhg?si=Kk_oQ2WZLYjqLOFz
VÍDEO-BÔNUS
No dia 02 de agosto passado, no SEBRAE, foi lançada a programação da "Festa da Literatura de Cordel", a FLIC, que ocorrerá em neste outubro, em Fortaleza. Além de preservar esse gênero literário tradicional, o evento se destaca no contexto da economia criativa. A FLIC promete enaltecer a cultura nordestina e estimular a criatividade, reunindo escritores, cordelistas e amantes da literatura para celebrar essa rica forma de expressão. Abaixo, vídeo recuperado do Canal do Youtube/TV Ceará, a quem o Facetubes agradece publicamente por ilustrar ainda mais a matéria da colunista Esmeralda Costa, lembrando que as publicações do Facetubes não tem fins lucrativos, nem publicitários.
Mín. 15° Máx. 22°