A gratidão é um sentimento que nos faz reconhecer e valorizar tudo de bom que recebemos, seja por meio de atos, palavras, presentes ou atitudes. É como um abraço de alma, que nos lembra de apreciar as coisas simples da vida e de reconhecer as pessoas que nos cercam. Ser grato nos conecta com o momento presente e nos enche de positividade, trazendo um sorriso mais genuíno ao nosso rosto. É como um raio de sol que ilumina ainda mais os dias bons e nos dá força nos dias mais difíceis. A gratidão é um sentimento poderoso que alimenta a alma e nos lembra de sermos mais humanos. Afinal, agradecer é também reconhecer o valor das pequenas coisas que fazem a diferença em nossas vidas.
Hoje eu quero agradecer de modo especial a todos os leitores da nossa coluna Cordel Brasileiro, por acompanhar assiduamente as novidades do mundo do cordel em nosso país, através da plataforma Facetubes da Academia Poética Brasileira. Portanto, não poderia deixar de manifestar a vocês toda a minha gratidão:
Queridos leitores da coluna Cordel Brasileiro, é com imensa alegria e gratidão que venho expressar o meu mais profundo agradecimento a cada um de vocês. A jornada ao longo desses cordéis tem sido uma aventura maravilhosa, e a presença e apoio de vocês têm sido fundamentais para a divulgação do Cordel e de nossos cordelistas. .
Agradeço por dedicarem o seu tempo à leitura, por comentarem e compartilharem nossas histórias e por permitirem que a poesia do cordel entre em suas vidas. Cada comentário, cada mensagem de carinho e cada palavra de encorajamento que recebo de vocês aquece o meu coração e me inspira a continuar escrevendo e divulgando o cordel e os cordelistas brasileiros.
Vocês são a razão pela qual eu me dedico com tanto amor a este trabalho, e é uma honra poder compartilhar um pedacinho da cultura brasileira através da Literatura de Cordel Que nossa jornada continue repleta de poesia, encanto e aprendizado mútuo.
Muito obrigada por fazerem parte desta linda trajetória! Que a poesia do cordel continue a nos unir e a nos encantar por muitos e muitos versos.
Confira os cordéis sobre gratidão de Mariane Bigio e de Edgar Diniz, através dos links:
https://maribigio.com/2020/05/15/cordel-da-gratidao/
https://www.recantodasletras.com.br/cordel/6880953
Cordelistas Expressam Gratidão aos leitores
Importantes cordelistas do nosso país, escreveram glosas com um mote da nossa autoria:
A você caro leitor
Sou grato de coração.
Esmeralda Costa
Confira as glosas:
Genildo Mateus, poeta cordelista, formado em Sociologia, Artes Cênicas e Contatabilidade, é artista plástico, dramaturgo, roteirista, diretor e ator de teatro, confecciona bonecos e trabalha com teatro de bonecos.
Eu, como todos poetas
Poetizo o que se sente,
No passado, no presente,
Pelas palavras seletas
Girando como roletas
Mostrando reputação
Sem buscar a perfeição
Como sendo seu tutor
A você caro leitor
Sou grato de coração
Genildo Mateus - Natal -RN
***********
Fran Farias, poetisa cordelista, Natural de Grajaú- MA. Atualmente mora em Goiânia. Participou de muitos cordeis coletivos e dia 04 de janeiro publicou seu primeiro livro que tem como título: Poço de Poesia. Faz parte da Acadêmica Literária, Clube da Poesia Nordestina, Cadeira 47 que tem como Patrono Sebastião Dias.
Gratidão por assistir
Curtir e compartilhar
Com amigos comentar
Pra cultura evoluir.
Ajudando a persistir
Nessa linda profissão
E digo com emoção
Versejando aonde eu for,
A você caro leitor
Sou grato de coração.
Glosa: Fran Farias - Grajaú: MA
**********
José Zilmar Soares de Souza, nascido em Coronel João Pessoa, Rio grande do Norte. Cantador, repentista, cordelista e Radialista, e autor de dois cordéis! Que tem como título: Conheça o Fantástico Amazonas, Aprenda Agricultura em Literatura de Cordel, participou de vários livros coletivos, Atualmente moro em Manaus Amazonas. Faz parte da Acadêmia Literária Clube da Poesia Nordestina, ocupando a cadeira 65 que tem como Patrono Juvenal Evangelista.
Escrevo com alegria
Para agradar meu leitor
Seja o assunto que for
Os fatos do dia a dia
Falando de poesia
Dando minha opinião
Fazendo dissertação
Ou então casos de amor
A você caro leitor
Sou grato de coração.
Glosa: Zilmar de Souza.- Manaus - AM
**********
Luiz Gonzaga Maia, poeta cordelista, autor de vários livros e cordéis.Dentre eles Lavoura Íntima, Sertão Encantos e cantos, Nas Asas da Poesia.Em cordel, A Batalha de Lurdinha, As férias de Laura, O Inimigo Invisível. É membro da Academia limoeirense de letras e da Academia Clube da Poesia Nordestina.
Você é uma figura
Que divulga nossa arte
Portanto também faz parte
De nossa literatura
Pratica a boa leitura
Sem nenhuma obrigação
Propicia inspiração
Na mensagem do escritor
A você caro leitor
Sou grato de coração.
Luiz Gonzaga Maia - Limoeiro do Norte-CE.
João Edison da Silva, conhecido por Dão de Jaime. Membro fundador da sociedade dos poetas de Barbalha. Funcionário aposentado do complexo turístico Arajara Park, formado em eletricidade, ecoturismo e jardinagem, poeta por vocação.
Quando eu pego a ler cordel
Eu me sinto muito bem
Prá quem faz cordel também
Quero tirar meu chapéu
Esse é o nosso papel
Poeta por vocação
Que Deus deu inspiração
Prá versar com muito amor
A você caro leitor
Sou grato de coração.
Poeta Dão de Jaime - Barbalha-CE
Abraço de gratidão a todos os leitores de Literatura de Cordel e da Coluna Cordel Brasileiro. Tudo que escrevemos é pensando em vocês!
******
VÍDEO-BÔNUS
Esmeralda Costa
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado