O Cordel como Alma Nordestina
(*) Mhario Lincoln
Encontrei na internet uma página que se chama #CulturaemCasa. Gostei demais dos vídeos. Na verdade, são aulas. Em uma delas, o compositor Moreira de Acopiara, fala de Cordéis (uma de minhas paixões literárias. Por isso estou preparando um ensaio chamado, “CORDEL: a Verdadeirice da Língua e a Autenticidade Cordiana”, onde pretendo identificar cordéis maranhenses e de várias partes do Nordeste, inclusive, pasmem, trabalhos elaborados no estado do Rio Grande do Sul. Mas, voltando ao assunto gostaria de compartilhar com vocês esta palestra. Daqui, cumprimento minhas confreiras Goreth Pereira e Raimunda Frazão, dignas cordelistas, representantes do gênero, na Academia Poética Brasileira.
Vale ainda dizer, que Moreira de Acopiara é poeta e compositor cearense, autor de centenas de folhetos. Gravou CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos musicados e gravados por vários artistas. Publicou mais de 20 livros, sendo os mais recentes, entre outros, "Cordel em Arte e Versos", "O Sertão é o Meu Lugar" e "A Divina Comédia em Cordel".
Essa é uma prova de que na internet tem muitas coisas lindas. Basta procurar com acuidade sentimental.
Sejam bem-vindos: Para assistir ao vídeo:
https://culturaemcasa.com.br/video/moreira-de-acopiara-intensivao-culturaemcasa/
Bahia Concurso para Escritores Escolares tem inscrições prorrogadas até 31 de outubro
Educação Aula em praça pública homenageia legado de Paulo Freire
Educação Unidade do ITA no Ceará desenvolverá estudos sobre energia
Bahia Conselho Estadual de Educação publica portaria para a inclusão da educação artístico-literária, no sistema estadual de ensino da Bahia, assinada na FLIGÊ
Bahia Colégios estaduais celebram Dia do Estudante com arte, cultura, ciência e esporte, durante todo o mês de agosto
Educação UFRJ vai buscar cotistas que abandonaram a faculdade, diz novo reitor Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 10° Máx. 17°
ChuvaMín. 7° Máx. 11°
Chuvas esparsas
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”
Marco Neves De Homero ao autoclismo português: 3000 anos de grego
Esmeralda Costa ACLC celebra cinco anos de existência cultural e escreve página histórica